Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/652572
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMELO, R. L.
dc.contributor.authorNORONHA, A. C. da S.
dc.contributor.authorBARBOSA, C.
dc.date.accessioned2026-01-21T13:48:52Z-
dc.date.available2026-01-21T13:48:52Z-
dc.date.created2008-01-07
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO DE CONTROLE BIOLÓGICO, 10., 2007, Brasília, DF. Inovar para preservar a vida. Resumos. Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2007.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/652572-
dc.descriptionNo cultivo do maracujazeiro (Passiflora sp.) a ocorrência de Brevipalpus phoenicis (Geijskes) (Acari, Tenuipalpidae) tem sido associada a transmissão da pinta verde do maracujazeiro, também conhecida como definhamento precoce do maracujazeiro (VDPM). Esta doença de etiologia viral tem causado prejuízos em cultivos da Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Norte de Minas, Pará e São Paulo. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi conhecer as espécies de ácaros presentes em cultivos de maracujazeiro amarelo (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Degener) na região de Rio Real-BA, e verificar a presença de espécies de Brevipalpus em plantios sintomáticos do VDPM. Os levantamentos foram realizados em cinco propriedades produtoras de maracujá amarelo. As avaliações foram realizadas mensalmente no período de setembro de 2006 a fevereiro de 2007, coletando-se uma haste (25cm) com quatro folhas, das regiões basal, mediana e apical em quatro plantas marcadas e mais quatro selecionadas aleatoriamente por propriedade. No laboratório de entomologia da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, os ácaros presentes nas amostras foram coletados, montados em meio de Hoyer e identificados. Foram coletados ácaros fitófagos pertencentes às famílias Acaridae, Tenuipalpidae (Brevipalpus phoenicis, B. obovatus Donnadieu), Tetranychidae, Tydeidae e Winterschimiditiidae, além dos predadores das famílias Ascidae, Cheyletidae, Phytoseiidae, Stigmaidae. Dos inimigos naturais, os predadores Phytoseiidae foram os mais frequentes e representados pelas espécies Amblyseius aerialis (Muma), Amblyseius chiapensis DeLeon, Iphiseiodes zuluagai Denmark & Muma e Typhlodromalus aripo DeLeon. Considerando-se a distribuição dos espécimes em função da região da planta, obteve-se para Tenuipalpidae (Brevipalpus sp.) 48,5, 32,3 e 19,1% e para Phytoseiidae 36,4, 37,3 e 26,3% nas regiões basal, mediana e apical, respectivamente. Em todas as propriedades ocorreram B. phoenicis e B. obovatus, sendo que duas delas apresentaram sintomas do VDPM.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Documentos, 250).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPinta verde
dc.titleAcarofauna associada ao maracujazeiro e distribuição de Brevipalpus spp. e Phytoseiidae, por região da planta, em Rio Real-BA.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroÁcaro
dc.subject.thesagroDoença de Planta
dc.subject.thesagroMaracujá
dc.subject.thesagroVírus
dc.subject.nalthesaurusPlant diseases and disorders
dc.subject.nalthesaurusPassion fruits
riaa.ainfo.id652572
riaa.ainfo.lastupdate2026-01-21
dc.contributor.institutionR. L. MELO; ALOYSEIA CRISTINA DA SILVA NORONHA, CPATU; C. BARBOSA.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
doc250.pdf7,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace