Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/652572
Título: Acarofauna associada ao maracujazeiro e distribuição de Brevipalpus spp. e Phytoseiidae, por região da planta, em Rio Real-BA.
Autoria: MELO, R. L.
NORONHA, A. C. da S.
BARBOSA, C.
Afiliação: R. L. MELO; ALOYSEIA CRISTINA DA SILVA NORONHA, CPATU; C. BARBOSA.
Ano de publicação: 2007
Referência: In: SIMPÓSIO DE CONTROLE BIOLÓGICO, 10., 2007, Brasília, DF. Inovar para preservar a vida. Resumos. Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2007.
Conteúdo: No cultivo do maracujazeiro (Passiflora sp.) a ocorrência de Brevipalpus phoenicis (Geijskes) (Acari, Tenuipalpidae) tem sido associada a transmissão da pinta verde do maracujazeiro, também conhecida como definhamento precoce do maracujazeiro (VDPM). Esta doença de etiologia viral tem causado prejuízos em cultivos da Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Norte de Minas, Pará e São Paulo. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi conhecer as espécies de ácaros presentes em cultivos de maracujazeiro amarelo (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Degener) na região de Rio Real-BA, e verificar a presença de espécies de Brevipalpus em plantios sintomáticos do VDPM. Os levantamentos foram realizados em cinco propriedades produtoras de maracujá amarelo. As avaliações foram realizadas mensalmente no período de setembro de 2006 a fevereiro de 2007, coletando-se uma haste (25cm) com quatro folhas, das regiões basal, mediana e apical em quatro plantas marcadas e mais quatro selecionadas aleatoriamente por propriedade. No laboratório de entomologia da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, os ácaros presentes nas amostras foram coletados, montados em meio de Hoyer e identificados. Foram coletados ácaros fitófagos pertencentes às famílias Acaridae, Tenuipalpidae (Brevipalpus phoenicis, B. obovatus Donnadieu), Tetranychidae, Tydeidae e Winterschimiditiidae, além dos predadores das famílias Ascidae, Cheyletidae, Phytoseiidae, Stigmaidae. Dos inimigos naturais, os predadores Phytoseiidae foram os mais frequentes e representados pelas espécies Amblyseius aerialis (Muma), Amblyseius chiapensis DeLeon, Iphiseiodes zuluagai Denmark & Muma e Typhlodromalus aripo DeLeon. Considerando-se a distribuição dos espécimes em função da região da planta, obteve-se para Tenuipalpidae (Brevipalpus sp.) 48,5, 32,3 e 19,1% e para Phytoseiidae 36,4, 37,3 e 26,3% nas regiões basal, mediana e apical, respectivamente. Em todas as propriedades ocorreram B. phoenicis e B. obovatus, sendo que duas delas apresentaram sintomas do VDPM.
Thesagro: Ácaro
Doença de Planta
Maracujá
Vírus
NAL Thesaurus: Plant diseases and disorders
Passion fruits
Palavras-chave: Pinta verde
Série: (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Documentos, 250).
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
doc250.pdf7,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace