Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/65548
Título: Desenvolvimento e produção de frutos de bananeira sob adubação química.
Autor: MELO, F. de B.
CARDOSO, M. J.
ANDRADE JÚNIOR, A. S. de
RIBEIRO, V. Q.
Año: 2002
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 17., 2002, Belém.Os novos desafios da fruticultura brasileira: anais. Belém: SBF, 2002.
Páginas: 5 p.
Descripción: A banana é a fruta mais consumida no Brasil, constituindo parte importante da renda dos pequenos produtores e da alimentação das camadas mais carentes da população (Almeida et al. 2000). Solos de baixa fertilidade e a não manutenção dos níveis adequados de nutrientes durante o ciclo da planta são fatores responsáveis pela baixa qualidade e produtividade de frutos (Melo et al. 2001). A bananeira é uma planta bastante exigente em nutrientes, necessitando de fertilização abundante, não só porque as quantidades dos elementos exportados pelos frutos são elevadas, como também os solos da maioria das regiões produtoras são normalmente de baixa fertilidade (Borges & Caldas, 1988). Nas regiões produtoras de banana no Brasil as doses de nitrogênio, fósforo e potássio usadas em plantios comerciais, geralmente, variam de 90 a 300 kg de N.ha-1.ano-1; de 0 a 150 kg de P2O5.ha-1.ano-1 e de 0 a 625 kg de K2O.ha-1.ano-1, respectivamente, dependendo dos teores dos nutrientes no solo (Borges & Oliveira, 2000). As necessidades de adubação dessa cultura são dependentes das condições de solo e clima e das exigências nutricionais diferenciadas que demonstram as variedades. Portanto, para definir as doses de máxima eficiência técnica e econômicas, experimentos de campo são necessários nas condições edafoclimáticas de cada local. O potássio é o macronutriente absorvido em maior quantidade pela planta, tendo função ação direta nas trocas metabólicas, no transporte da seiva elaborada, na retenção de água e nas qualidades organolépticas do fruto (Brasil et al. 2000). A assimilação desse nutriente está ligada à do nitrogênio, havendo uma relação específica entre eles, que varia de acordo com o tipo de solo, clima e cultivar (Moreira, 1987). Apesar da bananeira ser cultivada a bastante tempo no Piauí, poucas são as informações disponíveis baseadas em resultados experimentais sobre recomendações de adubação para a cultura nas condições do Estado. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos de doses crescentes de nitrogênio, fósforo e potássio, no desenvolvimento e produção da bananeira cultivar Grande Naine nas condições de solo e clima do município de Teresina, Piauí.
Thesagro: Adubação
Banana
Produção
Variedade
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Frut200001.pdf275,18 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace