Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/656157
Título: Análise multivariada na avaliação de variedades de aceroleira.
Autoria: RITZINGER, R.
LUQUINE, L. S.
LEDO, C. A. da S.
Afiliação: ROGERIO RITZINGER, CNPMF; LILIANE SANTANA LUQUINE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHI; CARLOS ALBERTO DA SILVA LEDO, CNPMF.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 5., 2009, Guarapari, ES. O melhoramento e os novos cenários da agricultura: anais. Vitória: SBMP: Incaper, 2009. 1 CD-ROM. (Incaper. Documentos, 11).
Páginas: 4 p.
Conteúdo: Resumo As variedades comerciais de aceroleira cultivadas no Brasil apresentam características interessantes para uso em programas de melhoramento genético. Este trabalho teve por objetivo avaliar a divergência genética de dez variedades comerciais de aceroleira por meio de técnicas de análise multivariada, envolvendo nove caracteres do fruto. Os caracteres que mais contribuíram para a divergência genética foram o comprimento do fruto (23,38%), relação SST/ ATT (17,19%), sólidos solúveis totais (16,38%) e peso de frutos (14,38%). As maiores distâncias genéticas ocorreram entre as variedades Flor Branca e Cabocla (274,98) e Olivier e Cabocla (225,30), sendo as variedades mais semelhantes Frutacor e Apodi (15,68), Sertaneja e Okinawa (23,55) e Cereja e Apodi (29,65). Foi possível o agrupamento das variedades de aceroleira em quatro grupos distintos: um formado pelas variedades Apodi, Frutacor, Roxinha, Cereja, Okinawa e Sertaneja; outro pela variedade Cabocla,
Thesagro: Acerola
Melhoramento Genético Vegetal
Variedade
NAL Thesaurus: Breeding and Genetic Improvement
Plant variety protection
Palavras-chave: Análise multivariada
Notas: pdf 1926.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1926.pdf53.42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace