Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/65640
Título: Influência de diferentes densidades de plantio sobre o desenvolvimento do primeiro ciclo da bananeira 'Pacovan'.
Autor: ELOI, W. M.
VASCONCELOS, L. F. L.
SOUSA, V. F. de
VELOSO, M. E. da C.
HOLANDA FILHO, R. S. F. de
Año: 2002
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 17., 2002, Belém.Os novos desafios da fruticultura brasileira: anais. Belém: SBF, 2002.
Páginas: 5 p.
Descripción: Entre as fruteiras tropicais de relevante importância econômica mundial, destaca-se a bananeira (Musa ssp.), apresentando o mais alto índice de consumo "per capita" entre as frutas tropicais (Sebrae, 2000). Dados referentes ao ano de 1998 destacam o Brasil como o terceiro maior produtor de bananas, com produção anual em torno de 5,5 milhões de toneladas, depois da Índia e Equador, com 10,2 e 7,5 milhões de toneladas por ano, respectivamente (FAO, 1999). A bananeira é uma planta tipicamente tropical, a qual exige calor constante, precipitações bem distribuídas e elevada umidade para seu bom desenvolvimento e produção (Alves, 1999). O espaçamento de plantio é um fator importante no sistema de produção de banana, pois a adequada escolha da densidade de plantio proporciona melhor desenvolvimento e produção da cultura, gerando um maior lucro para o produtor. Os sistemas de espaçamentos de plantio normalmente conduzem a um bom aproveitamento da luz, solo, mão-de-obra e insumos, o que resulta na melhoria substancial de produtividade e qualidade do produto (Pereira et al. 1999; Pereira et al. 2000). A escolha da densidade ótima de plantio para bananeira é função de vários fatores, tais como: cultivar, fertilidade do solo, tipo de muda, seleção de seguidores (rebentos), nível de tecnologia aplicada, controle de plantas daninhas, velocidade do vento, topografia, aspectos econômicos, entre outros (Stover & Simmonds, 1987; Soto Ballestero, 1992). Vários estudos sobre densidade de plantio têm mostrado a sua influência sobre o ciclo da cultura. Autores como Daniells et al. (1985), Robinson & Nel (1989) e Lichtemberg et al. (1990) observaram que, de maneira geral, o aumento da densidade ocasiona um alongamento no ciclo da banana. De acordo com Lichtemberg et al. (1997), esta resposta é mais freqüente após o primeiro ciclo, onde a competição interplantas começa a ser intensificada. O aumento do ciclo conduz, invariavelmente, a uma redução progressiva na produtividade dos bananais submetidos a plantios mais densos, quando avaliada em t ha-1 ano-1 (Robinson & Nel, 1989). Vários são os fatores que influenciam o desenvolvimento da bananeira, sendo estes variáveis de acordo com a cultivar utilizada, as condições climáticas, edáficas, densidade de plantio, tratos culturais, entre outros fatores. Os estudos relacionando densidade de plantio e desenvolvimento da planta são de relevante importância, já que estes fatores irão influenciar a produtividade e qualidade dos frutos. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do adensamento sobre algumas características de desenvolvimento na cultura da bananeira.
Thesagro: Banana
Plantio
Variedade
Palabras clave: Densidade
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Eloi320001.pdf279,99 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace