Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/658079
Título: Utilização do método famacha no controle de parasitoses gastrintestinais em fêmeas ovinas Sem Raça Definida (SDR).
Autoria: NEVES, M. R. M. das
ZAROS, L. G.
NAVARRO, A. M. do C.
BENVENUTI, C. L.
VIEIRA, L. da S.
Afiliação: MARIA ROSALBA MOREIRA DAS NEVES, UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
LILIAN GIOTTO ZAROS, FUNCAP
CNPQ
ANDRINE MARIA DO CARMO NAVARRO, UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
CAMILA LOURES BENVENUTI, UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
LUIZ DA SILVA VIEIRA, CNPC.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 19.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE ZOOTECNIA, 11; FÓRUM DE COORDENADORES DE CURSOS DE ZOOTECNIA DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, 5.; FÓRUM DE ESTUDANTES DE CURSOS DE ZOOTECNIA DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, 5.; REUNIÃO NACIONAL DE ENSINO DE ZOOTECNIA, 15.; FÓRUM DE ENTIDADES DE ZOOTECNISTAS, 22. 2009, Águas de Lindóia. Visão estratégica de cadeias do agronegócio: anais. Pirassununga: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos: Associação Brasileira de Zootecnistas, 2009. 3 p. 1 CD-ROM.
Conteúdo: O objetivo do presente trabalho foi avaliar a utilização do método FAMACHA, no controle de parasitoses gastrintestinais em fêmeas ovinas sem raça definida (SRD). A partir de um rebanho de 90 matrizes ovinas SRD, mantidas em pastagem cultivada e irrigada de capim - Tanzânia (Panicum maximum cv. Tanzânia), recebendo água e sal ad libitum, foram selecionados aleatoriamente 15 animais para serem avaliados durante um período de 12 meses. Quinzenalmente foram coletado sangue para determinar o volume globular e fezes para realização da contagem de ovos por grama de fezes (OPG) e a identificação de larvas. Durante as coletas os animais foram submetidos ao exame das mucosas conjuntivas pelo método FAMACHA. Aqueles que apresentaram comprometimento da coloração da mucosa nos graus 3 e 4 foram medicados com Closantel (10%). Os animais com grau FAMACHA 1, 2 e 3 apresentaram resultados semelhantes em relação a contagem de OPG. Somente os animais que apresentaram grau FAMACHA 1 diferiram daqueles com grau FAMACHA 4. Alterações no volume globular puderam ser confirmadas com base na coloração da mucosa conjuntival. Animais com o grau FAMACHA 1 apresentaram porcentagem média de VG de 29,4%, os de grau 2 e 3 a porcentagem foi de aproximadamente 26,0% e os de grau 4 foi de 23,1%. O método FAMACHA é uma ferramenta eficaz no controle das parasitoses gastrintestinais, permitindo definir quais animais do rebanho estão mais infectados e assim, vermifugar somente aqueles que necessitarem.
Thesagro: Ovino
Parasito de animal
Parasitose
Hematologia
Haemonchus Contortus
Helminto Gastrintestinal
NAL Thesaurus: Sheep
Animal parasitic nematodes
Parasitoses
Hematocrit
Nematoda
Brazil
Gastrointestinal nematodes
Palavras-chave: EPG
Famacha
Nematódeo gastrintestinal
Brasil
Control de nemátodos
Ceará
Controle
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AACUtilizacaodometodofamachanocontrole.pdf142,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace