Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/658337
Título: Nodulação e produtividade de grãos do feijão-caupi em resposta ao molibdênio.
Autor: LEITE, L. F. C.
ARAÚJO, A. S. F. de
COSTA, C. do N.
RIBEIRO, A. M. B.
Afiliación: Luiz Fernando Carvalho Leite, Embrapa Meio Norte; Ademir Sérgio Ferreira de Araújo, UFPI; Claudyane do Nascimento Costa, UFPI; Alessandra Maria Braga Ribeiro, Bolsista/Embrapa Meio Norte.
Año: 2009
Referencia: Revista Ciência Agronômica, Fortaleza, v. 40, n. 4, p. 492-497, out./dez. 2009.
Descripción: A aplicação de micronutrientes como o molibdênio (Mo) pode ser importante para incrementar a fixação biológica do N2 e a produtividade do feijão-caupi. O presente trabalho objetivou avaliar, em condições de campo, o efeito da aplicação de Mo sobre a nodulação, crescimento e produtividade de feijão-caupi (cultivar BRS Guariba) em um Neossolo Flúvico de Teresina-PI. Os tratamentos foram dispostos em um delineamento em blocos ao acaso com cinco doses de Mo, na forma de FTE (0; 30; 60; 90 e 120 g ha-1 de Mo). A inoculação foi realizada utilizando-se a estirpe de Bradyrhizobium elkanii, BR 3262. Foram determinados, aos 36 dias após a emergência (DAE), o número e massa seca dos nódulos, as massas secas da parte aérea e raiz e acúmulo de N na parte aérea. A produtividade de grãos foi determinada aos 58 DAE. Não se verificou diferença entre os tratamentos para massa seca da parte aérea e raízes. O acúmulo de N na parte aérea (ANPA) e a produtividade de grãos foram maiores nos tratamentos com aplicação de Mo. A inoculação das sementes associada à aplicação de Mo favorece a nodulação e o acúmulo de N pelo feijão-caupi, aumentando a produtividade de grãos.
Thesagro: Feijão de Corda
Vigna Unguiculata
NAL Thesaurus: Bradyrhizobium elkanii
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPAMN)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RCAv40n4p492.pdf122,55 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace