Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/660549
Título: Estudo da evapotranspiração real diária utilizando imagem de satélite na bacia do rio Paracatu.
Autoria: LIMA, E. de P.
ANDRADE, R. G.
SEDIYAMA, G. C.
DELGADO, R. C.
FERREIRA, A. S.
CAPUTI, E.
FERREIRA, W. J.
Afiliação: EVALDO DE PAIVA LIMA, DEA/UFV; RICARDO GUIMARAES ANDRADE, CNPM; GILBERTO CHOHAKU SEDIYAMA, DEA/UFV; RAFAEL COLL DELGADO, DEA/UFV; ANDERSON SOARES FERREIRA, CNPM; EDUARDO CAPUTI, CNPM; WILLIAN JOSÉ FERREIRA, UNITAU.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: SEMINÁRIO DE RECURSOS HÍDRICOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO PARAÍBA DO SUL, 2., 2009, Taubaté. Taubaté: UNITAU, 2009.
Páginas: 8 p.
Conteúdo: Nas últimas décadas a comunidade científica mundial tem enfatizado nos mais diversificados meios de comunicação a importância da preservação e/ou uso sustentável dos recursos naturais. Os cenários das mudanças climáticas globais e seus efeitos no meio ambiente, por exemplo, têm sido uma preocupação constante da humanidade. Hamada (2007) relata que o Brasil é um país que possui sua economia fortemente dependente de recursos naturais diretamente ligados ao clima na agricultura, na geração de energia hidroelétrica, entre outros setores. Os conflitos pelo uso da água podem sofrer alterações como consequência das mudanças do clima, por exemplo, pela alteração da demanda de água, exigindo o levantamento das questões de gerenciamento hídrico. Neste sentido, o conhecimento das perdas por evapotranspiração (ET) e sua distribuição espacial e temporal podem ter impacto relevante na formulação de modelos relacionados à gestão dos recursos hídricos. Alguns estudos têm sido desenvolvidos objetivando a determinação da ET com base na equação do balanço de energia à superfície e técnicas de sensoriamento remoto (Bastiaanssen et al., 1998a e 1998b; Bastiaanssen, 2000; Tasumi et al., 2008). Bezerra (2004) cita que os dados obtidos através do sensoriamento remoto para o cálculo dos fluxos de energia que ocorrem na interface solo-vegetação-atmosfera utilizam-se de algoritmos para a obtenção desses elementos. Um desses é o SEBAL (Surface Energy Balance Algorithm for Land) que foi desenvolvido por Bastiaanssen et al. (1998a e 1998b). A base teórica deste algoritmo utiliza imagens obtidas pelos satélites Landsat nas bandas do visível e do infravermelho próximo. Entretanto, Allen et al. (2002) cita que a teoria é independente do tipo de satélite utilizado e o SEBAL pode ser utilizado com imagens de outros satélites desde que se utilizem os parâmetros de forma apropriada. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo realizar um estudo preliminar da evapotranspiração real diária com aplicação de imagem do sensor Modis/Terra e o algoritmo SEBAL nas sub-bacias do rio Preto e ribeirão Entre Ribeiros, pertencentes à bacia do rio Paracatu.
Thesagro: Bacia Hidrográfica
Evapotranspiração
Sensoriamento Remoto
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
p124.pdf953,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace