Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/696580
Título: Protocolo para obtenção de severidade máxima da mela (Rhizoctonia solani) do feijão-caupi em condições controladas.
Autoria: NECHET, K. de L.
HALFELD-VIEIRA, B. de A.
Afiliação: KATIA DE LIMA NECHET, CPAF-RR; BERNARDO DE ALMEIDA HALFELD VIEIRA, CPAF-RR.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: CONGRESSO NACIONAL DE FEIJÃO-CAUPI, 2., 2009, Belém, PA. Da agricultura de subsistência ao agronegócio: anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2009.
Páginas: p. 763-767
Conteúdo: Os objetivos do trabalho foram definir o tipo e a concentração de inóculo de R. solani, o(s) estádio(s) do feijo-caupi suscetivel(is) e o período de mohamento foliar minimo para o desenvolvimento de máxima severidade da doença. Os ensaios foram conduzidos, separadamente, em casa-de-vegetação, utilizando-se o genótipo de feijão-caupi suscetivel (IT87B719). No primeiro ensaio definiu-se o tipo de inóculo (fragmentos de micélio (fgm) ou microescleródios]; no segundo ensaio testaram-se as concentrações de 0,10%'10% e 10° fgm.mL'; no terceiro ensaio as plantas foram submetidas aos pelfodos de 0, 6, 12, 24 e 48 horas de câmara úmida após a inoculação e no quarto ensaio inocularam-se plantas nos estádios de folhas primárias, folhas trifoliadas, de floração e com enchimento de vagens. As avaliações foram realizadas, semanalmente, baseadas na porcentagem deárea foliar lesionada para a obtenção da área abaixo da curva de progresso da doença. Para desenvolvimento de severidade máxima da mela do feijão-caupi em condições controladas as plantas devem ser inoculadas no estádio de flores abertas na concentração de 10° fgm.mL*' e submetidas a seis horas de molhamento foliar após a inoculação.
Thesagro: Rhizoctonia Solani
Palavras-chave: Feijão-caupi
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-RR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
12513.pdf2.08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace