Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/708593
Title: Avaliação do crescimento de árvores leguminosas introduzidas em área de pastagens de braquiária com diferentes relevos no município de Porto Velho, Rondônia.
Authors: SALMAN, A. K. D.
CAVALCANTE, M. V. B.
BENTES-GAMA, M. de M.
MARCOLAN, A. L.
SOARES, J. P. G.
COSTA, J. R.
Affiliation: ANA KARINA DIAS SALMAN, CPAF-RO; M. V. B. CAVALCANTE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA; MICHELLINY PINHEIRO DE MATOS BENTES, CPAF-RO; ALAERTO LUIZ MARCOLAN, CPAF-RO; JOAO PAULO GUIMARAES SOARES, CNPAB; J. R. COSTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA.
Date Issued: 2007
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 17.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE ZOOTECNIA, 9.; REUNIÃO NACIONAL DE ENSINO DE ZOOTECNIA, 13., 2007, Londrina. A zootecnia frente a novos desafios: anais. Londrina: UEL /ABZ, 2007.
Description: Visando avaliar a inclusão de duas espécies de leguminosas, uma de porte arbustivo (Leucaena leucocephala) e outra de porte arbóreo (Samanea saman), em duas áreas (áreas alta e baixa) de uma pastagem formada por Brachiaria humidícola, o crescimento das árvores foi monitorado em duas épocas do ano (águas e secas). Amostras da camada 0-20 cm do solo foram retiradas nas duas áreas. Para avaliação do crescimento das árvores, foram feitas medidas da altura total e da altura até a primeira bifurcação, utilizando-se régua graduada, e do diâmetro da altura do peito (DAP), utilizando-se paquímetro. Os teores de alumínio no solo estavam mais elevados na parte baixa (8,4 mmolc/dm3) do que na parte alta (1,0 mmolc/dm3) da pastagem. Independentemente da época do ano, a Leucaena leucocephala e a Samanea saman cresceram mais rápido na parte mais alta da pastagem, indicando que as duas espécies não são tolerantes aos elevados níveis de alumínio no solo.
Thesagro: Arborização
Keywords: Brachiaria ssp
Árvore Leguminosa
Sistema silvipastoril
Notes: ZOOTEC 2007. Também publicado na REUNIÃO AMAZÔNICA DE AGROECOLOGIA, 1., 2007, Manaus.
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliacao-do-crescimento.pdf19.69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace