Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/83294
Título: Curva de crescimento em altura de fêmeas Nelore, Aberdeen Angus x Nelore, Canchim x Nelore e Simental x nelore nascidas em duas estações do ano.
Autoria: BARICHELLO, F.
ALENCAR, M. M. de
FREITAS, A. R. de
BARBOSA, P. F.
Afiliação: FABIANA BARICHELLO, UNESP/JABOTICABAL; MAURICIO MELLO DE ALENCAR, CPPSE; ALFREDO RIBEIRO DE FREITAS, CPPSE; PEDRO FRANKLIN BARBOSA, CPPSE.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 46., 2009, Maringá. Anais... Maringa: SBZ:UEM, 2009.
Conteúdo: O objetico neste trabalho foi estimar as curvas de crescimento em alturas de fêmeas Nelo (NEL), Aberdeen Angus x Nelore (AN), Canchim X Nelore (CN) e Simental x Nelore (SN), medidas na garupa dos oito aos 90 meses de idade, nascidas em duas estações do ano (primavera ou outono) e submetidas a dois níveis de suplementação alimentar. Os dados foram ajustados pela função de Brody e os efeitos de grupos genético (GG) e tratamento alimentar (TRAT) sobre a curva foram avaliados separadamente por época de nascimento comparando-se um modelo reduzido, que estimou apenas uma curva independente dos efeitos de GG e TRAT, com modelos mais completos que incluíram os efeitos de GG ou de TRAT. Os resultados obtidos reveleram não haver efeito de suplementação alimentar. Os grupos genéticos estudados aparesentaram curvas de crescimento em altura diferentes entre si também para cada época de nascimento.
Thesagro: Gado de corte
Cruzamento
Bovino
Palavras-chave: Suplementação alimentar
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROCIMMA2009.00037.pdf199,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace