Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/855921
Título: Efeito da adubação nitrogenada no algodoeiro em sistema integrado lavoura-pecuária e plantio direto.
Autoria: SANTOS, J. B. dos
OLIVEIRA, Y. T. de
SANTOS, F. C. dos
ALBUQUERQUE FILHO, M. R. de
FERREIRA, G. B.
CARVALHO, M. da C. S.
PEDROSA, M. B.
BARBOSA, C. A. da S.
RIOS, D. M.
Afiliação: JOÃO BATISTA DOS SANTOS, EBDA; YULIA TISHCHENKO DE OLIVEIRA, UNEB; FLAVIA CRISTINA DOS SANTOS, CNPMS; MANOEL RICARDO DE ALBUQUERQUE FILHO, CNPMS; GILVAN BARBOSA FERREIRA, CPAF-RR; MARIA DA CONCEICAO SANTANA CARVALHO, CNPAF; MURILO BARROS PEDROSA, FUNDAÇÃO BAHIA; CLEITON ANTONIO DA SILVA BARBOSA, CIRCULO VERDE; DANIEL MACEDO RIOS, EBDA.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 7., 2009, Foz do Iguaçu. Sustentabilidade da cotonicultura brasileira e expansão dos mercados: anais. Campina Grande: Embrapa Algodão, 2009.
Conteúdo: Objetivou-se estudar doses de nitrogênio na cultura do algodoeiro em várias épocas de aplicação e em dois sistemas de plantio. Foram instalados dois ensaios: um na Fazenda Xanxerê, município de Correntina, sob SILP e outro na Fazenda Mizote IV, município de São Desidério, sob SPD, ambas no estado da Bahia. Utilizou-se a variedade Delta Opal no espaçamento de 0,76m entre linhas e 7 plantas por metro linear. Foi testada a dose de 170kg ha-1 de N em duas formas de aplicação: antecipada e parcelada, sendo fixados 35kg ha-1 no plantio e aplicando-se 25% ou 50% da dose total em novembro e o restante aplicado aos 20 ou 45 dae; antecipada em dose única, 170kg ha-1 ou 135kg ha-1 de N (mais 35kg ha-1 no plantio no segundo caso) em novembro, mais dois tratamentos adicionais: testemunha absoluta – dose 0 de N – e dose de 35kg ha-1 no plantio e 135kg ha-1 em cobertura aos 20 dae. O delineamento utilizado foi em blocos casualizados, com quatro repetições. As parcelas experimentais foram compostas por 8 fileiras de algodão de 6m de comprimento e espaçadas em 0,76m. A melhor forma de adubação na Fazenda Xanxerê foi a antecipada em dose única de 170kg ha-1 de N mais 35kg ha-1 no plantio. Na Fazenda Mizote IV, a melhor forma de adubação foi a antecipação de 25% da dose total em novembro e o restante aplicado aos 20 dae mais 35kg ha-1 no plantio.
Thesagro: Algodão
Plantio Direto
Palavras-chave: Integração Lavoura-Pecuária
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Efeito-da-adubacao-nitrogenada-no-algodoeiro.pdf263.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace