Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/856165
Título: Climas temperados e tropicais: diferenças e implicações para a vitivinicultura.
Autor: TONIETTO, J.
Afiliación: JORGE TONIETTO, CNPUV.
Año: 2010
Referencia: In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM OF TROPICAL WINES, 2., 2010, Petrolina. Resumos... [Petrolina: Embrapa Semi-Árido: UNESCO: SEBRAE: ASSITUR, 2010].
Páginas: Não paginado.
Descripción: A história da produção de vinho no mundo é a história da produção de uvas em climas temperados. O ciclo vegetativo da videira começa depois do inverno para dar uma colheita de uvas por ano, no verão ou no outono, em muitos tipos de climas: oceânico, oceânico quente, temperado de transição, continental, continental frio, mediterrâneo, climas áridos e hiperáridos e fronteiras de climas áridos e semi-áridos. Mesmo considerando que a produção de uvas em climas tropicais ocorre há séculos, a produção de vinho em escala e com importância econômica nas regiões tropicais do mundo é bastante recente, especialmente desenvolvida nos últimos 40 anos, como no Brasil, Índia, Venezuela e Tailândia. Com esta nova incursão geográfica da produção de vinho, foi caracterizado o conceito de Clima Vitícola com Variabilidade Intra-Anual. Este é o clima vitícola de uma região que, em condições naturais, muda a classe de clima, como resultado do período do ano em que as uvas podem ser produzidas (comum nos climas tropical e subtropical na zona intertropical).
Thesagro: Viticultura
Uva
Vinho
Clima
Temperatura
Tipo de Material: Resumo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPUV)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ID12357.pdf50.98 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace