Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/859317
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, L. A. de
dc.date.accessioned2022-08-22T19:23:02Z-
dc.date.available2022-08-22T19:23:02Z-
dc.date.created2010-08-05
dc.date.issued2010
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2.; CONGRESSO DO INSTITUTO NACIONAL DE FRUTOS TROPICAIS, 1.; 2010, Aracaju. Avanços em tecnologia de alimentos: anais. Aracaju: Universidade Federal de Sergipe, 2010. Resumo. p.21. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/859317-
dc.descriptionA vitamina A, o ferro e o zinco são os responsáveis pela maior deficiência nutricional concentrada em países subdesenvolvidos e regiões mais carentes. Estudos recentes tem sugerido que o melhoramento de plantas pode contribuir para melhorar a dieta alimentar humana, reduzindo os efeitos da má nutrição. A solução mais sustentável foi lançada pelo Programa ?HarvestPlus e Agrosalud? (Biofortification Challenge Program) que tem como objetivos apoiar programas de melhoramento genético para elevar a qualidade nutricional dos cultivos. O projeto de melhoramento de mandioca para Biofortificação tem como objetivos principais identificar e desenvolver genótipos com altos teores de betacaroteno (precursor da vitamina A) nas raízes, baixos teores de compostos cianogênicos e qualidade para o consumo fresco no Nordeste do Brasil. Liderado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Embrapa) e executado em parceria com várias instituições de pesquisa e ensino do país, este projeto tem como meta alcançar teores de 15 ?g de betacaroteno/g de mandioca fresca. Por isso, em 2001, a Embrapa iniciou um trabalho para identificar e desenvolver variedades de mandioca para mesa com maior valor nutritivo, em termos de conteúdo de betacaroteno nas raízes de coloração amarela. A avaliação destes materiais permitiu selecionar variedades com elevados teores de betacaroteno, alto potencial de rendimento e qualidade para o mercado de mandioca de mesa, destacando-se as variedades BRS Dourada e BRS Gema de Ovo, as quais foram lançadas em 2005, e a BRS Jari lançada em 2009. A partir de 2007, o programa de melhoramento da Embrapa iniciou a prospecção nos 327 acessos do banco ativo de germoplasma de bananeira para compostos funcionais (vitamina C, carotenóides, compostos fenólicos e atividade antioxidante). A identificação de genótipos com quantidades significativas de compostos funcionais serve como subsídio para o programa de melhoramento, visando à obtenção de variedades com maior valor nutricional e funcional.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleBiofortificação de mandioca e banana.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBanana
dc.subject.thesagroEficiência Nutricional
dc.subject.thesagroMandioca
dc.subject.thesagroNutrição Humana
dc.subject.thesagroVitamina
riaa.ainfo.id859317
riaa.ainfo.lastupdate2022-08-22
dc.contributor.institutionLUCIANA ALVES DE OLIVEIRA, CNPMF.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Biofortificacao-de-mandioca-e-banana..pdf163.32 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace