Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/861368
Título: Comportamento físico-químico, aspectos mineralógicos e resposta ao manejo de Latossolos de textura média do Oeste da Bahia.
Autor: FREITAS, P. L. de
DONAGEMMA, G. K.
CALDERANO, S. B.
MANZATTO, C. V.
BERNARDI, A. C. de C.
GREGORIS, G.
DOWICH, I.
Afiliación: PEDRO LUIZ DE FREITAS, CNPS; GUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPS; SEBASTIAO BARREIROS CALDERANO, CNPS; CELSO VAINER MANZATTO, CNPMA; ALBERTO CARLOS DE CAMPOS BERNARDI, CPPSE; GILSON GREGORIS, CNPS; INGBERT DOWICH, ASSOCIAÇÃO DE PLANTIO DIRETO NO CERRADO.
Año: 2010
Referencia: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 18., 2010, Teresina. Novos caminhos para a agricultura conservacionista no Brasil. Teresina: Embrapa Meio-Norte: Universidade Federal do Piauí, 2010. 1 CD-ROM.
Descripción: O objetivo deste trabalho é de analisar o comportamento dos latossolos de textura média do cerrado do oeste baiano em relação aos aspectos mineralógicos em resposta ao manejo, visando a sustentabilidade. Foram analisados as frações de areia e a constituição mineralógica da fração argila. Foi verificado o predomínio de areia média e areia fina em todas as profundidades dos quatro perfis de Latossolos estudados e a predominância de caulinita na fração argila, indicando a presença de horizontes superficiais estruturalmente muito frágeis, muito susceptíveis ao preparo intensivo do solo, assim como à adição de elevadas doses de calcário. O manejo sustentável dos solos requer o conhecimento mais profundo do comportamento destes solos e a identificação morfoestrutural do caráter coeso e da fragilidade estrutural.
Palabras clave: Cerrado baiano
Fracionamento da fração areia
Mineralogia da fração argila
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPS)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace