Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/861485
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorBARBOSA, F. J. V.
dc.contributor.authorIBIAPINA NETO, V.
dc.contributor.authorAMORIM, I. M. de C.
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, M. da C. C.
dc.contributor.authorSOUSA, R. F.
dc.contributor.authorCLEMENTINO, C. de S.
dc.contributor.authorDINIZ, F. M.
dc.date.accessioned2023-07-17T03:19:02Z-
dc.date.available2023-07-17T03:19:02Z-
dc.date.created2010-09-01
dc.date.issued2010
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO, 8., 2010, São Luís. Agricultura familiar: crise alimentar e mudanças climáticas globais: anais. São Luís: UEMA: Embrapa, 2010. 19 p.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/861485-
dc.descriptionAs criações de galinhas nativas em países em desenvolvimento são importantes como fonte de proteína animal de qualidade e na geração de renda para a população mais carente que vive na maioria em zonas rurais. Diferente dos países africanos de clima tropical, o Brasil possui tecnologia que racionaliza a criação de galinhas caipiras e permite ao agricultor familiar avançar em um mercado exigente de forma competitiva. A utilização de mecanismo que prolongue a vida produtiva de galinhas poedeiras já usados na avicultura industrial seria a oportunidade de diminuir custos com a formação de novos planteis. Em Teresina, Piauí, Brasil, no Núcleo de Conservação de Galinhas Naturalizadas o ensaio experimental foi conduzido para induzir a muda por restrição alimentar em quatro grupos genéticos de galinhas nativas. Utilizou-se 18 aves de cada grupo, sendo 12 fêmeas e seis machos. As aves foram distribuídas em um delineamento experimental ao acaso, com quatro tratamentos e seis repetições, sendo cada unidade experimental composta de um macho e duas fêmeas, alojados em gaiolas metálicas equipadas de bebedouros e comedouros. Inicialmente as aves foram pesadas individualmente e também o trio. Durante um mês ofertou-se 80 % de ração do consumo voluntário. Após este período, as aves foram pesadas e os e consumos avaliados. Observou-se que houve compensação de pesos entre os trios mais e menos pesados, retorno aos níveis de produtividade anteriores e redução no tamanho dos ovos dos grupos de fêmeas mais leves e que mais consumiram durante o período de restrição. O nível e tempo de restrição não foram suficientes para incrementar os níveis de produtividade, apesar das aves apresentarem todos dos sintomas de muda.
dc.format1 CD-ROM.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleEstímulo para novos ciclos de postura em galinhas caipiras em ambientes de altas temperaturas.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroGalinha Caipira
riaa.ainfo.id861485
riaa.ainfo.lastupdate2023-07-15
dc.contributor.institutionFIRMINO JOSÉ VIEIRA BARBOSA, UESPI; VICENTE IBIAPINA NETO, ESTAGIÁRIO DA EMBRAPA MEIO-NORTE; ISABEL MARIA DE CARVALHO AMORIM, ESTAGIÁRIO DA EMBRAPA MEIO-NORTE; MARIA DA CONCEIÇÃO CALASSA ALBUQUERQUE, ESTAGIÁRIO DA EMBRAPA MEIO-NORTE; REJANE FERREIRA DE SOUSA, ESTAGIÁRIO DA EMBRAPA MEIO-NORTE; CINTIA DE SOUSA CLEMENTINO, BOLSISTA FAPEPI/CNPq/RENORBIO; FABIO MENDONCA DINIZ, CPAMN.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EstimuloNovos-24572.pdf1.97 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace