Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/867092
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ANDREOLLA, D. L.
JACINTO, M. A. C.
BERTOLONI, W.
BARIONI JUNIOR, W.
OLIVEIRA, A. R. de
PEREIRA, M. de A.
Additional Information: DOUGLAS LUÍS ANDREOLLA, UFMT/CUIABÁ; MANUEL ANTONIO CHAGAS JACINTO, CPPSE; WILLIAN BERTOLONI, PROF. UFMT/CUIABA; WALDOMIRO BARIONI JUNIOR, CPPSE; ALEXANDRA ROCHA DE OLIVEIRA, UNESP/JABOTICABAL; MARIANA DE ARAGAO PEREIRA, CNPGC.
Title: Fatores envolvidos na classificação de peles e couros bovinos no Estado de Rio Grande do Sul
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 47., 2010, Salvador. Empreendorismo e progresso científicos na zootecnia brasileira de vanguarda - anais. Salvador: SBZ: UFBA, 2010.
Language: pt_BR
Keywords: Defeito
Estratificação.
Description: Neste estudo foi avaliada a relação existente entre a classificação de peles e couros bovinos do ação de peles bovinas adotado foi composto de três categorias: A (melhor), B (segunda melhor) e D (desclassificada). A presença de, pelo menos, uma marca de identificação a fogo na região dorsal, denominada grupon, segregava a pele na classificação ?D? (desclassificada). A marca de identificação do animal a fogo na região do grupon foi a responsável pela desclassificação de 940 das 1.000 peles avaliadas. Apesar de 94% das peles terem sido desclassificadas, no curtume, após o curtimento, os couros puderam ser estratificados em seis classes comerciais. Os fatores que interferiram na classificação comercial foram as marcas de ectoparasitas, a marca a fogo e os ferimentos de ocorrência natural ou decorrentes do manejo (riscos). A intensidade dos fatores que depreciam o couro e a região considerada (barriga, cabeça e dorso) revelou correspondência com a classificação comercial. Assim, alta intensidade dos fatores que depreciam o couro está associada às piores classificações, e vice-versa.
Thesagro: Couro
Qualidade.
Data Created: 2010-11-17
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
jacinto.pdf153,31 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace