Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/867959
Título: Qualidade, compostos bioativos e atividade antioxidante em frutas produzidas no Submédio do Vale do São Francisco.
Autoria: BATISTA, P. F.
Afiliação: PATRÍCIO FERREIRA BATISTA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO.
Ano de publicação: 2010
Referência: 2010.
Páginas: 162 f.
Conteúdo: o consumo de frutas na alimentação humana tem deixado de ser somente um prazer para converter-se em uma necessidade, em função dos benefícios que as mesmas proporcionam á saúde e bem-estar do ser humano. A região Nordeste do Brasil tem papel relevante no crescente desenvolvimento da fruticultura brasileira, tendo o polo Petrolina/Juazeiro se firmado como grande exportador de algumas frutas tropicais, gerando empregos e renda para a população do semiárido da Bahia e de Pernambuco. Neste trabalho, foram avaliados a qualidade, os teores de compostos bioativos e a atividade antioxidante total (AAT) dos frutos das principais cultivares de frutíferas cultivadas no Submédio do Vale do São Francisco: mangueira ('Van Dyke', 'Tommy Atkins' , 'Haden' , 'Kent' , 'Palmer' " 'Keitt' 'Espada' e 'Rosa'), aceroleira ('Sertaneja', 'Okinawa', 'Costa Rica' e 'Flor Branca'); goiabeira ('Paluma', 'Rica' e 'Pedro Sato'), atemoieira ('Gefner') e pinheira. Os frutos foram caracterizados quanto a coloração, comprimento, diâmetro, massa total e firmeza da polpa e avaliados quanto aos teores de sólidos solúveis totais (SS), açúcares solúveis totais, açúcares redutores, acidez titulável (AT), pH, SS/AT, amido, pectina total, vitamina C, flavonoides amarelos, antocianinas, carotenoides totais e polifenóis extraíveis totais (PET), bem como quanto à AAT pelos métodos ABTS e ORAC. Com exceção de pinha e atemoia, os frutos das cultivares de frutíferas avaliadas se enquadraram nos padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para polpa de frutas em relação aos teores de SS. Os frutos de mangueira das cultivares Van Dyke, Tommy Atkins, Haden, Kent, Palmer e Keitt apresentaram-se dentro dos padrões de qualidade estabelecidos para comercialização no mercado interno e de exportação. Os frutos das cultivares de aceroleira se destacaram por apresentar conteúdos de vitamina C, carotenoides, flavonoides amarelos, antocianinas, PET e AAT muito superiores aos das demais frutas avaliadas. Houve correlação positiva e significativa entre os valores de AAT (obtidos por ambos os métodos) e os teores de vitamina C, antocianinas, flavonoides amarelos, carotenoides e PET, indicando que, nos frutos avaliados, essa atividade foi influenciada por todos os compostos bioativos determinados. A alta atividade antioxidante dos frutos das cultivares de goiabeira mostrou-se relacionada aos altos teores de vitamina C e PET, enquanto nos frutos de pinheira e atemoieira essa associação foi devida especificamente aos polifenóis.
Thesagro: Fruta
Consumo
Fruta Tropical
NAL Thesaurus: Tropical and subtropical fruits
Palavras-chave: Caracterização química
Composto bioativo
Propriedade funcional
Vale do São Francisco
Atividade antioxidante
Notas: Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró. Orientado por Ricardo Elesbão Alves; coorientado por Maria Auxiliadora Coelho de Lima, Embrapa Semiárido.
Tipo do material: Teses
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Tese/dissertação (CPATSA)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace