Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/869802
Título: Contaminação por agrotóxicos nas águas da bacia do Alto Paraguai.
Autor: CALHEIROS, D. F.
FERRACINI, V. L.
QUEIROZ, S. C. do N. de
Afiliación: DEBORA FERNANDES CALHEIROS, CPAP; VERA LUCIA FERRACINI, CNPMA; SONIA CLAUDIA DO N DE QUEIROZ, CNPMA.
Año: 2010
Referencia: SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL, 3.; ENCONTRO DE PRODUTORES AGROECOLÓGICOS DE MS, 2010, Corumbá, MS. Construindo um futuro sustentável: anais. Dourados: Embrapa Agropecuária Oeste; Corumbá: Embrapa Pantanal; Campo Grande: Embrapa Gado de Corte, 2010.
Descripción: A bacia do Alto Paraguai, que contempla o Pantanal Mato-Grossense, tem a atividade agropecuária no planalto como uma das principais fontes de impactos ambientais para a planície. A contaminação por agrotóxicos utilizados nas extensas monoculturas de soja, cana-de-açúcar, algodão e milho é uma das mais importantes. Com o objetivo de avaliar a contaminação nas águas dos principais rios formadores do Pantanal, foram amostrados 24 pontos na área de transição planalto-planície durante as primeiras chuvas (novembro/2007) e analisados nove princípios ativos (simazina, metribuzim, atrazina, tebutiuron, diuron, clomazona, hexazinona, sulfentrazona e propanil). A maioria das 216 análises realizadas apresentou concentrações (em µg L-¹ amostra) abaixo do limite de detecção do equipamento e do método. O único composto detectado em quatro pontos amostrais, com influência de culturas de soja e sorgo, foi o herbicida atrazina, variando de 0,0064 a 0,0477 µg L-¹.
NAL Thesaurus: Pantanal
herbicides
rivers
Palabras clave: Rios
Herbicidas
Pantanal wetland
Notas: Disponível também em: Cadernos de Agroecologia, V. 5, n.1, 2010.
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAP)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
sp17344.pdf223,36 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace