Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/871196
Título: Características estruturais do dossel de pastos de capim-marandu manejados com interceptação luminosa ou intervalo fixo de pastejo.
Autoria: CARVALHO, C. A. B. de
JORDÃO, A. R.
ABREU, J. B. R. de
GOMIDE, C. A. de M.
DERESZ, F.
PACIULLO, D. S. C.
Afiliação: CARLOS AUGUSTO BRANDÃO DE CARVALHO, UFRRJ; ALISSON RODRIGUES JORDÃO, UFRRJ; JOÃO BATISTA RODRIGUES DE ABREU, UFRRJ; CARLOS AUGUSTO DE MIRANDA GOMIDE, CNPGL; FERMINO DERESZ, CNPGL; DOMINGOS SAVIO CAMPOS PACIULLO, CNPGL.
Ano de publicação: 2010
Referência: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 47., 2010, Salvador. Empreendedorismo e progresso científico na zootecnia brasileira: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2010.
Conteúdo: Este trabalho foi conduzido na Embrapa Gado de Leite, com o objetivo de avaliar a altura do dossel (AD), a massa de forragem (MF), a densidade volumétrica da forragem (DVF) e a relação lâmina/colmo (RLC) dos dosséis de pastos de capim-marandu (Brachiria brizantha cv. Marandu) manejados com intervalos de desfolha definidos por 95% de interceptação luminosa (IL) ou fixos de 30 dias no pré-pastejo, de 24/03 à 26/06/2009. Foi utilizado o delineamento de blocos completos casualizados com duas repetições de área (blocos), e três repetições por bloco. Os dados foram agrupados em três sub-períodos, S1: de 24/03 a 24/04; S2: de 25/04 a 25/05; e S3: de 26/05 a 26/06 de 2009, analisados como medidas repetidas no tempo, e as médias comparadas pelo “LSMEANS” (P<0,10). Pastos manejados com 95% de IL e com 30 dias de intervalo de desfolha apresentaram 31,9 e 40,4 cm de altura, respectivamente. Houve interação entre intervalos de desfolha e sub-períodos para MF, DVF e RLC. Foram verificados maiores valores de MF para 30 dias de intervalo de desfolha no S2 e de DVF e RLC para 95% de IL durante o S2 e S3, respectivamente, indicando que estes pastos proporcionam dosséis mais baixos e a oferta de forragem mais densa e de maior RLC.
Thesagro: Outono
Palavras-chave: Altura dos pastos
Densidade volumétrica
Massa de forragem
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caracteristicas-estruturais-do-dossel-de-pastos-de-capim-marandu.pdf212.02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace