Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/872609
Título: Adoção de restrições à prática do agroturismo e seleção de sítios visando à conservação ambiental.
Autor: PEDREIRA, B. da C. C. G.
SANTOS, R. F. dos
ROCHA, J. V. da
Afiliación: BERNADETE DA CONCEICAO C G PEDREIRA, CNPS; ROZELY FERREIRA DOS SANTOS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; JANSLE VIEIRA DA ROCHA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS.
Año: 2010
Referencia: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 18., 2010, Teresina. Novos caminhos para a agricultura conservacionista no Brasil: anais. Teresina: Embrapa Meio-Norte: Universidade Federal do Piauí, 2010. 1 CD-ROM.
Descripción: A sustentabilidade do turismo ambientado no espaço rural, como é o caso do agroturismo, requer a preservação dos recursos naturais. Para tanto, propõe-se o mapeamento da potencialidade ambiental das áreas rurais associado à imposição de limites às atividades agroturísticas nas áreas que apresentem restrição de ordem legal e/ou ambiental. Assim, este estudo objetivou identificar o potencial ambiental e áreas de restrição ao agroturismo de Socorro, município integrante da região turística do “Circuito Paulista das Águas”, localizada na cabeceira da bacia hidrográfica do Rio Mogi-Guaçú, onde se verifica um alto potencial natural de risco de erosão do solo. A metodologia consistiu na análise ponderada e integração dos indicadores ambientais de interesse ao agroturismo, mapeados sob a forma de corredores de atração ou polígonos, resultando num mapa síntese de potencialidade ambiental de Socorro. Paralelamente foram mapeadas as áreas de restrição ambiental e identificadas as fazendas com potencial à atividade turística. O município apresenta um maior potencial ambiental concentrado num corredor que o atravessa no sentido leste-oeste. Presume-se que se a atividade for implantada nas fazendas agroturísticas que ocorrem nesse corredor e com a devida destinação das áreas de restrição, terá maior chance de se desenvolver em harmonia com o ambiente, minimizando os impactos.
Thesagro: Recurso Natural
Turismo
Planejamento
Palabras clave: Agroturismo
Conservação ambiental
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Adocao-de-restricoes-a-pratica-do-agroturismo-2010.pdf328,33 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace