Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/873211
Título: Manejo da adubação potássica em solo de textura média no oeste da Bahia na rotação das culturas do milho e da soja em sistema de plantio direto.
Autoria: TONIÊTO, T. A. P.
KUFFEL, D.
FRANCO, G. C.
NAUMOV, A.
DORWICH, I.
BENITES, V. de M.
POLIDORO, J. C.
Afiliação: THIAGO ANTÔNIO PINHEIRO TONIÊTO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
DIEGO KUFFEL, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
GUILHERME CASTRO FRANCO
ALEXEY NAUMOV, INTERNATIONAL POTASH INSTITUTE
INGBERT DORWICH
VINICIUS DE MELO BENITES, CNPS
JOSE CARLOS POLIDORO, CNPS.
Ano de publicação: 2010
Referência: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 29.
REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 13.
SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 11.
REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 8., 2010, Guarapari. Fontes de nutrientes e produção agrícola: modelando o futuro: anais. Viçosa, MG: SBCS, 2010. 1 CD-ROM. FERTBIO 2010.
Conteúdo: A necessidade de aumento na produtividade acarreta na busca de técnicas de manejo que tornem os sistemas de produção mais eficientes. Dentre essas técnicas temos o uso eficiente de nutrientes, dentre eles o potássio, principalmente em sistema de plantio direto em solos e textura média e arenosa (SPD). O cloreto de potássio (KCl) foi o fertilizante potássico avaliado nos tratamentos que foram conduzidos ao longo de quatro anos consecutivos de cultivo com as culturas de soja e milho em rotação, que consistiram em formas de aplicação e doses de KCl em diferentes níveis a fim de otimizar o uso do nutriente pelas culturas e estabelecer critérios para a adubação em solos de textura média. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados com duas repetições, onde as dimensões das parcelas experimentais foram de 250 x18m . Os resultados demonstram que o manejo da adubação potássica em solo de textura média no oeste da Bahia deve ser modificado em relação ao manejo atualmente adotado em geral, sendo recomendado a aplicação de todo o fertilizante potássico a lanço, antecipadamente ou não à semeadura, dependendo do regime de chuvas, em substituição a aplicação do fertilizante potássico no sulco de plantio na semeadura, a fim de aumentar a eficiência agronômica do potássio e facilitar a operação de semeadura de soja e do milho.
Thesagro: Produtividade
Potássio
Palavras-chave: Eficiência agronômica
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
manejodaabubacao.pdf47,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace