Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/873656
Title: Avaliação sensorial de geleia mista de araçá-boi com banana.
Authors: SILVEIRA, S. M. da
VIANA, E. de S.
JESUS, J. L. de
FONSECA, M. D. da
SANTANA, F. A.
SACRAMENTO, C. K. do
Affiliation: Soraia Machado da Silveira, FAMAM; ELISETH DE SOUZA VIANA, CNPMF; JACIENE LOPES DE JESUS, CNPMF; Mercia Damasceno da Fonseca, FAMAM; Fernanda Alves Santana, UFRB; Célio Kersul do Sacramento, UESC.
Date Issued: 2010
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 21., 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e responsabilidade: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2010.
Description: A espécie (Eugenia stipitata), conhecida popularmente como araçá-boi, é uma espécie arbórea nativa da Amazônia, que está sendo introduzida na agricultura moderna, devido ao potencial de comercialização de seus frutos. O fruto possui polpa suculenta, amarelo-clara, pouco fibrosa, ácida e aroma agradável (SOUZA et al., 1996; VILACHICA, 1996; SOUZA FILHO et al., 2002). A acidez do fruto do araçá-boi limita seu consumo in natura, mas misturada com outra polpa de sabor adocicado como a banana é uma boa alternativa para a elaboração de produtos processados como geleias e néctares. Tendo em vista as propriedades nutricionais da banana e o sabor e aroma marcantes do araçá-boi, o presente trabalho teve como objetivo avaliar sensorialmente quatro formulações de geleia mista de araçá-boi com banana.
Thesagro: Alimento Preparado
Banana
Eugenia Stipitata
Fruta Tropical
Keywords: Araçá-boi
Notes: pdf 2227
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ID27220pdf2227.pdf24.6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace