Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/874698
Título: Composição morfológica da forragem de pastos de capim-marandu manejados com interceptação luminosa ou intervalo fixo de pastejo.
Autoria: JORDÃO, A. R.
GOMIDE, C. A. de M.
CARVALHO, C. A. B. de
ABREU, J. B. R. de
DERESZ, F.
PACIULLO, D. S. C.
Afiliação: ALISSON RODRIGUES JORDÃO, UFRRJ
CAPES
CARLOS AUGUSTO DE MIRANDA GOMIDE, CNPGL
CARLOS AUGUSTO BRANDÃO DE CARVALHO, UFRRJ
JOÃO BATISTA RODRIGUES DE ABREU, UFRRJ
FERMINO DERESZ, CNPGL
DOMINGOS SAVIO CAMPOS PACIULLO, CNPGL.
Ano de publicação: 2010
Referência: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 47., 2010, Salvador. Empreendedorismo e progresso científico na zootecnia brasileira: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2010.
Conteúdo: Este trabalho foi conduzido na Embrapa Gado de Leite, com o objetivo de avaliar a composição morfológica de pastos de capim-marandu (Brachiaria brizantha cv. Marandu) manejados com intervalos de desfolha definidos por 95% de interceptação luminosa (IL) ou fixos de 30 dias no prépastejo, de 24/03 à 26/06/2009. Foi utilizado o delineamento de blocos completos casualizados com duas repetições de área (blocos), e três repetições por bloco. A massa de forragem foi fracionada em lâmina foliar, colmo (colmo + bainha) e material morto, e calculados suas respectivas massas secas (kg ha-1) à 55ºC. Os dados foram agrupados em três sub-períodos, S1: de 24/03 a 24/04; S2: de 25/04 a 25/05; e S3: de 26/05 a 26/06 de 2009, analisados como medidas repetidas no tempo, e as médias comparadas pelo “LSMeans” (P<0,10). Pastos manejados com 95% de IL e com 30 dias de descanso apresentaram quatro e três ciclos de pastejo e médias de 96,4 e 98,4% de IL, 31,9 e 40,4 cm de altura, respectivamente, durante o período experimental. Os valores de massa seca de lâminas foliares foram semelhantes, com média de 3434 kg ha-1. Houve interação (P<0,10) entre tratamentos e sub-períodos para as massas secas de colmo e material morto, com valores semelhantes no S1 e S3 e maiores para 30 dias de intervalo fixo no S2. Pastos de capim-marandu manejados com intervalos de desfolha definidos por 95% de IL apresentam menor participação de massa seca de colmos e de material morto durante o outono.
Thesagro: Colmo
Outono
Palavras-chave: Altura dos pastos
Ciclo de pastejo
Lâminas foliares
Material morto
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Composicao-morfologica-da-forragem-de-pastos-de-capim-marandu.pdf212.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace