Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/876061
Título: Estudo da diversidade de Mycosphaerella fijiensis por meio de Retrotransposon-microssatelite amplified polymorphysm (REMAP).
Autoria: PAIXÃO, R. V.
QUEIROZ, C. B.
GASPAROTTO, L.
SOUSA, N. R.
MIRANDA, E. C.
SILVA, G. F. da
Afiliação: RÔMULO VEIGA PAIXÃO; CASLEY BORGES DE QUEIROZ; LUADIR GASPAROTTO, CPAA; NELCIMAR REIS SOUSA, CPAA; ÉDIL CORREA MIRANDA; GILVAN FERREIRA DA SILVA, CPAA.
Ano de publicação: 2010
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA, 56., 2010, Guarujá. Resumos... Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética, 2010. p. 110.
Conteúdo: A sigatoka-negra é uma doença foliar da bananeira (Musa spp.) causada pelo fungo Mycosphaerella fijiensis Morelet que causa a necrose do limbo foliar e inibe a capacidade fotossintética da planta. afetando o crescimento e a produtividade das bananeiras provocando perdas de até 100% da produção. A melhor forma de combater a doença é o melhoramento visando à resistência. que por sua vez pode ser auxiliado pelo estudo da diversidade do patógeno por meio de marcadores moleculares. O marcador REMAP (Retrotransposon-microsatellite amplified polymorphism) é baseado na amplificação entre retrotransposons e microssatélites e apresenta alto grau de polimorfismo devido àgrande abundância destes elementos transponíveís nos genomas bem como asua habilidade de criar novas cópias. Nesse contexto, o presente trabalho teve por objetivo analisar a diversidade de Mijiensis de diferentes estados brasileiros por meio da técnica REMAP.
Palavras-chave: Sigatoka-negra
Diversidade
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
23183.pdf569.98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace