Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/877063
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Corte - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: OLIVEIRA, T. E.
COSTA, F. P.
SANTI, F. M.
REZENDE, M. A.
ALVES, L. G. C.
FEIJO, G. L. D.
Additional Information: Acadêmica - Medicina Veterinária - UFRGS; FERNANDO PAIM COSTA, CNPGC; Acadêmica - Zootecnia - UEMS; Zootecnista - Bolsista DTI/3 CNPq.; Acadêmico - Medicina Veterinária - UCDB; GELSON LUIS DIAS FEIJO, CNPGC.
Title: Análise econômica preliminar de três estratégias de manejo e comercialização de vacas de descarte.
Publisher: In: JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE CORTE,5., 2009, Campo Grande, MS. [Anais da ...]. Campo Grande, MS: Embrapa Gado de Corte, 2009.
Pages: 1 p.
Language: pt_BR
Keywords: Aspecto econônico.
Description: Na cria-recria-engorda, vacas descartadas são responsáveis por até um quarto da receita total. Assim, estratégias de manejo e comercialização dessa categoria influenciam diretamente a rentabilidade da fazenda. Induzir o ganho compensatório pode aumentar a qualidade da carne pela deposição tardia de colágeno termoestável. Este trabalho analisou, de forma preliminar, a viabilidade econômica de duas estratégias, tendo como testemunha a venda imediata das vacas na safra (abril): (a) abate na entressafra (novembro), com manutenção de peso via suplementação na seca; (b) abate na entressafra (novembro), induzindo-se perda de peso e ganho compensatório nos últimos 60 dias pré-abate, com conseqüente melhoria da qualidade e do preço do produto. Calculou-se o valor presente líquido (VPL) para as duas estratégias, com base no fluxo de caixa líquido adicional (em relação à testemunha) no período abril-novembro. Para os animais, considerou-se a média dos preços reais da última década, enquanto para os demais itens tomaram-se os preços vigentes no segundo semestre de 2008. O VPL da estratégia "a" foi negativo (-R$ 37,22/vaca), o que significa que esta alternativa não é compensatória, diante da venda imediata na safra; por outro lado, o VPL da estratégia "b" foi positivo (R$ 108,17/vaca), portanto vale a pena vender na entressafra uma carne de melhor qualidade, no caso remunerada a preço de boi (em torno de 12% maior em relação ao preço de vaca).
Thesagro: Bovinocultura
Comercialização
Manejo
Vaca.
Data Created: 2011-02-14
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPGC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANALISEECONOMICAPRELIMINARDETRESESTRATEGIASDEMANEJOE.pdf57,67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace