Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/878360
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Tese/dissertação (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Tese/dissertação (ALICE)
Authors: EL-HUSNY, J. C.
Additional Information: JAMIL CHAAR EL HUSNY, CPATU / Orientador: Cláudio José Reis de Carvalho, CPATU.
Title: Avaliação de indicadores de qualidade de um latossolo amarelo em sistemas de integração lavoura-pecuária no Município de Paragominas, Estado do Pará.
Publisher: 2010.
Pages: 228 f.
Language: pt_BR
Notes: Tese (Doutorado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Embrapa Amazônia Oriental, Belém, PA. Orientador: Cláudio José Reis de Carvalho, CPATU.
Keywords: Paragominas
Pará
Brasil
Ecofisiologia
Description: Visando avaliar indicadores químicos, bioquímicos e biológicos de qualidade de um Latossolo Amarelo Textura Muito Argilosa em sistemas de integração lavoura-pecuária no Município de Paragominas - Estado do Pará, foi conduzido um estudo em que se analisou 04 sistemas de uso do solo em 03 épocas. Sistemas de uso: mata (reflorestamento natural) com cerca de 30 anos; pastagem com Panicam maximun (mombaça) formado a partir de um Sistema Barreiro; pastagem de Brachiaria brizantha (braquiária); e cultura do milho consorciado com Brachiaria ruziziensis visando implantação de um Sistema Santa Fé. O estudo ocorreu em 2008 e as épocas foram: abril (período chuvoso), julho (transição/início do período seco) e novembro (final do período seco). Em cada parcela foram coletadas a cada profundidade de 0 a 5 cm, 5 a 10 cm, 10 a 20 cm e 20 a 30 cm, O5 amostras de solo compondo uma amostra composta para cada profundidade. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com quatro repetições, em fatorial 4X3, sendo o primeiro fator os quatro sistemas de uso do solo e o segundo fator as três épocas de coleta de solo. Realizaram-se análises de correlação e de componentes principais. As variáveis químicas analisadas foram: pH em H20; acidez trocável (Al); acidez potencial (H+Al); CTC efetiva; CTC a pH 7; percentagem de saturação de alumínio; percentagem de saturação de bases da CTC a pH 7; soma de bases, matéria orgânica do solo; teores de nitrogênio, cálcio, magnésio, sódio, potássio e fósforo. As variáveis bioquímicas e biológicas foram: teores de amônio e nitrato, teores de fósforo total e orgânico; umidade do solo; carbono e nitrogênio da biomassa microbiana; respiração basal: quociente respiratório; matéria seca de liteira; densidade de esporos de fungos micorrizicos arbusculares, atividades da urease e fosfatase ácida. Todos os indicadores foram eficientes na identificação de alterações no solo provocadas pelos sistemas de uso avaliados. Os solos dos sistemas com pastagens de braquiária e de mombaça apresentaram potencial de manter a qualidade do solo comparados ao solo da mata, usado como referencia!, enquanto que o solo do sistema com milho apresentou perdas na qualidade.
Thesagro: Solo
Lavoura
Pecuária
Fertilidade do solo
Latossolo amarelo
Bioquimica do solo
Biologia do solo
NAL Thesaurus: Amazonia
Data Created: 2011-02-22
Appears in Collections:Tese/dissertação (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESEJAMIL.pdf8.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace