Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/878360
Título: Avaliação de indicadores de qualidade de um latossolo amarelo em sistemas de integração lavoura-pecuária no Município de Paragominas, Estado do Pará.
Autoria: EL-HUSNY, J. C.
Afiliação: JAMIL CHAAR EL HUSNY, CPATU.
Ano de publicação: 2010
Referência: 2010.
Páginas: 228 f.
Conteúdo: Visando avaliar indicadores químicos, bioquímicos e biológicos de qualidade de um Latossolo Amarelo Textura Muito Argilosa em sistemas de integração lavoura-pecuária no Município de Paragominas - Estado do Pará, foi conduzido um estudo em que se analisou 04 sistemas de uso do solo em 03 épocas. Sistemas de uso: mata (reflorestamento natural) com cerca de 30 anos; pastagem com Panicam maximun (mombaça) formado a partir de um Sistema Barreiro; pastagem de Brachiaria brizantha (braquiária); e cultura do milho consorciado com Brachiaria ruziziensis visando implantação de um Sistema Santa Fé. O estudo ocorreu em 2008 e as épocas foram: abril (período chuvoso), julho (transição/início do período seco) e novembro (final do período seco). Em cada parcela foram coletadas a cada profundidade de 0 a 5 cm, 5 a 10 cm, 10 a 20 cm e 20 a 30 cm, O5 amostras de solo compondo uma amostra composta para cada profundidade. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com quatro repetições, em fatorial 4X3, sendo o primeiro fator os quatro sistemas de uso do solo e o segundo fator as três épocas de coleta de solo. Realizaram-se análises de correlação e de componentes principais. As variáveis químicas analisadas foram: pH em H20; acidez trocável (Al); acidez potencial (H+Al); CTC efetiva; CTC a pH 7; percentagem de saturação de alumínio; percentagem de saturação de bases da CTC a pH 7; soma de bases, matéria orgânica do solo; teores de nitrogênio, cálcio, magnésio, sódio, potássio e fósforo. As variáveis bioquímicas e biológicas foram: teores de amônio e nitrato, teores de fósforo total e orgânico; umidade do solo; carbono e nitrogênio da biomassa microbiana; respiração basal: quociente respiratório; matéria seca de liteira; densidade de esporos de fungos micorrizicos arbusculares, atividades da urease e fosfatase ácida. Todos os indicadores foram eficientes na identificação de alterações no solo provocadas pelos sistemas de uso avaliados. Os solos dos sistemas com pastagens de braquiária e de mombaça apresentaram potencial de manter a qualidade do solo comparados ao solo da mata, usado como referencia!, enquanto que o solo do sistema com milho apresentou perdas na qualidade.
Thesagro: Solo
Lavoura
Pecuária
Fertilidade do solo
Latossolo amarelo
Bioquimica do solo
Biologia do solo
NAL Thesaurus: Amazonia
Palavras-chave: Paragominas
Pará
Brasil
Ecofisiologia
Notas: Tese (Doutorado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Embrapa Amazônia Oriental, Belém, PA. Orientador: Cláudio José Reis de Carvalho, Embrapa Amazônia Oriental.
Tipo do material: Teses
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Tese/dissertação (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESEJAMIL.pdf8,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace