Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/879140
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: WOLTER, P. F.
CARNEIRO JUNIOR, J. M.
CAVALCANTE, F. A.
SANTOS, C. F. dos
OLIVEIRA, J. A. de
Additional Information: PRISCILA FERREIRA WOLTER, UNINORTE; JOSE MARQUES CARNEIRO JUNIOR, CPAF-AC; FRANCISCO ALOISIO CAVALCANTE, CPAF-AC; CLEIA FLORENTINO DOS SANTOS, UFAC; JAIR AQUINO DE OLIVEIRA, UFAC.
Title: Contagem de células somáticas em rebanhos mestiços leiteiros no estado do Acre.
Publisher: In: SEMINÁRIO ANUAL DE COOPERAÇÃO UFAC/UF, 7., 2010, Rio Branco. Parcerias entre universidades para a conservação e desenvolvimento sustentável na Amazônia: anais. Rio Branco: Ufac, 2010.
Pages: p. 51
Language: pt_BR
Keywords: Pecuária leiteira
Rebanho mestiço
Células somáticas
Contagem de células somáticas (CCS)
Mastite.
Description: Células somáticas são células defensoras presentes no leite que migram do sangue para a glândula mamária com o objetivo de combater os agentes causadores da mastite. A contagem de células somáticas (CCS) é utilizada para identificar diversos fatores causadores da mastite. a contagem de células somáticas (CCS) é utilizada para identificar diversos fatores que envolvem a qualidade do leite, tais como avaliação de mastite subclínica, perdas na produção e também como um indicativo da qualidade do leite produzido na fazenda (Fonseca & Santos, 2000). O objetivo deste trabalho foi avaliar os níveis da contagem de células somáticas em rebanhos mestiços leiteiros no estado do Acre. Para tanto, foram coletadas 129 amostras oriundas de rebanhos que fornecem leite aos principais laticínios do Acre. Na coleta, o leite era homogeneizado com e por meio de um coletor de aço inoxidável de 250 ml, retirava-se uma amostra de 40 ml que era colocada em frascos etiquetados, esterelizados e com reagente Bronopol. Em seguida, eram acondicionados em caixa isotérmica com gelo e enviadas para o laboratório de Qualidade do Leite da Embrapa Gado de Leite para análise. Nos resultados obtidos a CCS variou de 22.000 a 996.000 cel/mL com a média de 250,74 x 10 3 cel/mL e desvio padrão de 174,31 x 10 3 cel/mL estes resultados estão abaixo do valor mínimo de CCS estabelecido pela IN 51, indicando baixa incidência de mastite nestes rebanhos. Conclui-se que o leite de rebanhos mestiços do estado do Acre tem baixa incidência de mastite clínica e subclínica e apresenta-se dentro dos parâmetros de contagem de células somáticas exigidos pela Normativa 51.
Thesagro: Leite
Qualidade.
Data Created: 2011-02-25
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
23824.pdf2,22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace