Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/884133
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amapá - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: GUEDES, M. C.
SILVA, D. M. M. H. da
SOARES, A. L. P.
PINTO, E. R.
MELEM JUNIOR, N. J.
Additional Information: MARCELINO CARNEIRO GUEDES, CPAF-AP; NAGIB JORGE MELEM JUNIOR, CPAF-AP.
Title: Macrofauna edáfica e qualidade do solo em área cultivada no cerrado amapaense com e sem uso do fogo e adubação alternativa.
Publisher: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 29.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 13.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 11.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 8., 2010, Guarapari. Fontes de nutrientes e produção agrícola: modelando o futuro: anais. Viçosa, MG: SBCS, 2010. FERTBIO 2010.
Language: pt_BR
Keywords: Tipitamba
Agricultura itinerante
Description: Uma alternativa ao uso do fogo na agricultura amazônica é o plantio direto em área preparada através do corte e trituração da capoeira. O objetivo do trabalho foi estudar os efeitos da substituição da queima pelo plantio direto e da adubação alternativa sobre atributos do solo e a produtividade agrícola. O experimento com 4 tratamentos: 1) plantio direto na vegetação triturada com adubação alternativa; 2) plantio direto com adubação convencional; 3) plantio direto sem adubação e 4) vegetação queimada sem adubação; foi instalado em Latossolo Amarelo distrófico. Foi observada densidade média de ovos de Homoptera = 2432 ovos m-2, que representaram, respectivamente, 27%, 14%, 70% e 82% da densidade total de organismos dos tratamentos 1, 2, 3 e 4. Em média, o tratamento onde a vegetação foi queimada apresentou menores valores de diversidade, menor densidade de organismos, menor biomassa de minhocas e maior proporção de ovos de Homoptera. Na área queimada foram encontrados apenas 7 grupos de organismos e Índice de Shannon (H) de 0,58, enquanto que no tratamento sem fogo com adubação alternativa foram encontrados 10 grupos e H=0,99. Independente dos tratamentos, as variações nos organismos foram mais associadas a atributos físicos do solo do que químicos. A adubação alternativa melhora a fertilidade do solo e é capaz de manter a mesma produtividade de macaxeira do que a adubação convencional.
Thesagro: Plantio direto
Data Created: 2011-03-30
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-AP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AP2010MacrofaunaEdafica.pdf48,73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace