Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/886152
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BARROS, L. C. de
TAVARES, W. de S.
BARROS, I. de R.
RIBEIRO, P. E. de A.
Additional Information: LUCIANO CORDOVAL DE BARROS, CNPMS; Wagner de Souza Tavares, Bolsista; Isabela de Resende Barros, Projeto Petrobrás; PAULO EDUARDO DE AQUINO RIBEIRO, CNPMS.
Title: Integração das tecnologias sociais Barraginhas e Lago de Múltiplo Uso.
Publisher: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL, 2., 2010, Viçosa, MG. Anais... Viçosa, MG: Os Editores, 2010. p. 215-219.
Language: pt_BR
Keywords: Barraginha.
Description: A integração das tecnologias sociais barraginhas e lago de múltiplo uso vêm garantindo sustentabilidade hídrica para agricultores familiares, viabilizando criatórios de peixes e irrigação de hortas. No município de Araçaí-MG, comunidade Fazendinhas Pai José, em um solo seco sob vegetação de Cerrado, com predominância de latossolos vermelho e amarelo, porosos e profundos, após reuniões com a comunidade, foram construídas 96 barraginhas no ano de 2008 e 90 em 2009, para colher a água dos escorrimentos superficiais das chuvas: as enxurradas. Ao contê-las, foram reduzidas também as erosões e assoreamentos. As barraginhas são carregadas e descarregadas de 10 a 12 vezes por ano, infiltrando e elevando o lençol freático, umedecendo o solo em torno das mesmas e nas baixadas, amenizando secas, revitalizando córregos. Foi observado aumento do nível das cisternas de quatro para 10 a 11m de coluna de água, gerando nos agricultores sentimento de abundância. Isso viabilizou a construção de lagos impermeabilizado com lona de plástico comum para armazenamento de água durante o período seco, pelo bombeamento de água das cisternas, o que viabilizou a criação de peixes e ainda irrigação de hortas. De forma complementar, no período chuvoso, os lagos são abastecidos também por água captada por telhados. A experiência já foi reaplicada em mais dois municípios vizinhos e poderá ser extrapolada aos estados do Brasil central, onde predominam solos e condições similares.
Thesagro: Conservação do solo
Cisterna.
Data Created: 2011-04-18
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Integracaotecnologias.pdf5,51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace