Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/886750
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorRIBEIRO, I. C. N. dos S.
dc.date.accessioned2025-02-03T17:47:13Z-
dc.date.available2025-02-03T17:47:13Z-
dc.date.created2011-04-25
dc.date.issued2011
dc.identifier.citation2011.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/886750-
dc.descriptionEste trabalho teve como objetivos a caracterização e análises da divergência fenotípica e genética de acessos de mangueira com base em descritores agromorfológicos e marcadores microssatélites, de forma a gerar um banco de dados de apoio à proteção de cultivares, bem como orientar programas de melhoramento e recursos genéticos da espécie. Foram avaliados 103 acessos de mangueira do BAG da Embrapa Semiárido, adotando-se descritores estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e genotipagem com 12 marcadores microssatélites. Para visualização da similaridade genética, dendrogramas UPGMAs foram gerados da matriz de distâncias do coeficiente de Jaccard, com base nos dados dos descritores ou dos dados moleculares. Descritores simetria da folha e cerosidade do fruto não apresentaram variabilidade entre os acessos. Oito acessos não apresentaram frutos fibrosos e nove outros apresentaram alta firmeza da polpa. O teor de sólidos solúveis foi alto para 95% dos acessos. A similaridade fenotípica foi superior a 24% com base nos descritores do MAPA, com os acessos sendo agrupados independente da sua origem geográfica. Na análise molecular, a similaridade genética foi superior a 30%, também evidenciado a alta variabilidade genética da coleção, com acessos sendo agrupados em dois grupos principais, de acordo com a sua origem geográfica. O padrão alélico estabelecido com 50 alelos dos 12 locos microssatélites para os 103 acessos indicou a existência de duplicatas e triplicatas na coleção. Cap. 1: Caracterização de germoplasma de Mangifera indica por descritores agro-morfológicos; Cap. 2: Diversidade genética entre acessos de Mangifera indica com base em descritores agro-morfológicos. Cap. 3: Caracterização molecular de acessos de Magifera indica com base em marcadores microssatélites.
dc.formatil.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCaracterização morfológica
dc.subjectCaracaterização molecular
dc.subjectDendrograma
dc.subjectDescritores morfológico
dc.subjectUPOV
dc.subjectMangueira
dc.subjectDivergência genética
dc.titleAnálise da divergência genética em acessos de Mangira indica com base em descritores agro-morfológicos e marcadores microssatélites.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroManga
dc.subject.thesagroBanco de Germoplasma
dc.subject.thesagroMangifera Indica
dc.subject.nalthesaurusMangoes
dc.description.notesDissertação (Mestrado em Recursos Genéticos Vegetais) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana. Orientada por Carlos Antonio Fernandes Santos, Embrapa Semiárido.
dc.format.extent2113 f.
riaa.ainfo.id886750
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-03
dc.contributor.institutionIERLA CARLA NUNES DOS SANTOS RIBEIRO.
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CPATSA)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace