Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/889315
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2006
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: GOMES, G. M. F.
BOMFIM, M. A. D.
SOUZA, G. N. de
BRITO, J. R. F. de
PEREIRA, L. P. da S.
Additional Information: GIL MÁRIO F. GOMES, Graduando, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - Sobral, CE.; MARCO AURELIO DELMONDES BOMFIM, CNPC; GUILHERME NUNES DE SOUZA, CNPGL; JOSÉ REINALDI F. DE BRITO; LISA P. DA S. PEREIRA, Pós-graduanda, UVA - Sobral, CE.
Title: Consumo, produção e constituintes lácteos de cabras leiteiras alimentadas com diferentes fontes de óleo.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 43., 2006, João Pessoa. Produção animal em biomas tropicais: anais dos simpósios. João Pessoa: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2006. 4 f. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Caprino leiteiro
Raça Saanen
Suplementação.
Description: Objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito de diferentes fontes de lipídeos na dieta sobre o consumo, produção e constituintes lácteos de cabras leiteiras. Foram utilizadas oito cabras lactantes da raça Saanen com 60 dias de lactação e produção média de 2,5 kg de leite/dia, mantidas em gaiolas de metabolismo. Utilizou-se um delineamento em duplo quadrado latino 4x4. As dietas apresentaram relação volumoso:concentrado 31,9:68,1 sendo que a fonte de volumoso foi o feno de capim Tifton-85 e o concentrado à base de milho, óleo, farelo de soja, calcário e suplemento mineral. Foram avaliados três tratamentos, que consistiram da inclusão de duas fontes de óleo (de soja e de palmiste) e um tratamento controle (sem óleo). A suplementação com as diferentes fontes de óleo, quando comparado ao tratamento controle, não afetou a composição do leite (P>0,05). Por outro lado, o óleo de palmiste reduziu o consumo de MS em %PV e em g/kg PV ?0,75? (P<0,01) e a produção de leite (g/dia) (P<0,01), enquanto que o tratamento com óleo de soja não afetou nenhuma das variáveis mensuradas. Uma vez que a suplementação com óleo pode aumentar o custo de produção do leite, a ausência de efeitos positivos sobre os parâmetros avaliados em relação ao controle, não se recomenda a utilização de óleo nos níveis avaliados no presente trabalho. No entanto, pela possibilidade de agregação de valor ao leite, avaliações quanto ao impacto destas fontes na qualidade da gordura láctea devem ser feitas.
Thesagro: Nutrição animal
Ácido graxo
Lipídio.
Data Created: 2011-05-23
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AACConsumoproducaoeconstituintes.pdf22,26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace