Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/896717
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SENA, J. do S. da S.
MATOS, A. de S.
MARCONDES, C. R.
ARAÚJO, R. O. de
BEZERRA, L. A. F.
LÔBOS, R. B.
Additional Information: JOSYNÉLIA DO SOCORRO DA SILVA SENA, MESTRADO EM CIÊNCIA ANIMAL- UFPA/BELÉM; AMANDA DE SOUSA MATOS; CINTIA RIGHETTI MARCONDES, CPPSE; RONYERE OLEGÁRIO DE ARAÚJO, MESTRADO EM CIÊNCIA ANIMAL ? UFPA/BELÉM; LUIZ ANTONIO FRAMARTINO BEZERRA, FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO–USP/RIBEIRÃO PRETO; RAYSILDO BARBOSA LÔBO5, ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE CRIADORES E PESQUISADORES/ RIBEIRÃO PRETO.
Title: Correlações genéticas obtidas por meio de análise multicaracterística para caracteres produtivos e reprodutivos de animais da raça Nelore.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 48., 2011, Belém. O Desenvolvimento da produção animal e a responsabilidade frente a novos desafios - anais. Belém: SBZ: UFRA, 2011.
Language: pt_BR
Keywords: Desempenho
Modelos de análise.
Description: O presente trabalho teve como objetivo estimar as correlações genéticas entre as características de crescimento (pesos aos 120, 210 e 450 dias de idade), perímetro escrotal aos 450 dias de idade (PE450) e idade ao primeiro parto (IPP) por meio de análise multicaracterística. O arquivo analisado foi proveniente de dados de 44 fazendas situadas na Amazônia Legal, com 211.744 animais participantes do PMGRN ? Nelore Brasil. As correlações genéticas entre os pesos variaram de 0,51 a 0,78. Entre os pesos e PE450 variaram de 0,26 a 0,46 e entre os pesos e a IPP foram baixas e negativas. A correlação genética entre PE450 e IPP foi nula. Nos rebanhos estudados, a seleção para as características de crescimento traria ganhos significativos no desenvolvimento corporal e teria baixa influência sobre a IPP.
Thesagro: Gado de Corte
Reprodução.
Data Created: 2011-07-26
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCI2011.00060.pdf531,49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace