Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/896721
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SENA, J. do S. da S.
MATOS, A. de S.
MARCONDES, C. R.
ARAÚJO, R. O. de
BEZERRA, L. A. F.
LÔBO, R. B.
Additional Information: JOSYNÉLIA DO SOCORRO DA SILVA SENA, MESTRADO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL – UFPA/BELÉM; AMANDA de SOUZA MATOS, MESTRADO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL – UFPA/BELÉM; CINTIA RIGHETTI MARCONDES, CPPSE; RONYERE OLEGÁRIO DE ARAÚJO, PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ANIMAIS/FAV-UNB/ BRASÍLIA, DF.; LUIZ ANTONIO FRAMARTINO BEZERRA, FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO–USP/RIBEIRÃO PRETO–SP; RAYSILDO BARBOSA LÔBO, ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE CRIADORES E PESQUISADORES (ANCP)/RIBEIRÃO PRETO–SP.
Title: Efeitos não genéticos e estimativas de herdabilidade para características de crescimento e reprodução em animais da raça Nelore criados na Amazônia Legal.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 48., 2011, Belém. O Desenvolvimento da produção animal e a responsabilidade frente a novos desafios - anais. Belém: SBZ: UFRA, 2011.
Language: pt_BR
Keywords: Análise de variância
Desempenho
Fatores ambientais
Parâmetros genéticos.
Description: O presente trabalho teve como objetivos estudar efeitos não genéticos e estimar herdabilidades para 211.744 animais de 44 rebanhos da Amazônia Legal participantes do Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore. Foram utilizados registros de peso aos 120 dias (P120), peso aos 210 dias (P210), peso aos 450 dias (P450), perímetro escrotal aos 450 dias (PE450) e idade ao primeiro parto (IPP). As fontes de variação consideradas nos modelos foram: Estado, sexo, classe de idade da vaca ao parto, fazenda, grupo de contemporâneo, ano e mês de nascimento. Os modelos de análise foram significativos para todas as características estudadas (P<0,0001). O R-quadrático variou de 0,21 (para IPP) a 0,65 (para P450), evidenciando a maior influência de outros fatores ambientais sobre a característica reprodutiva (IPP). O efeito de Estado não foi significativo (P>0,36) somente para a característica PE450. As herdabilidades estimadas estão entre os valores citados na literatura, podendo ser as características estudadas utilizadas como critérios de seleção.
Thesagro: Gado de Corte
Produção Animal.
Data Created: 2011-07-26
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCI2011.00061.pdf725,04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace