Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/897462
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ANDRADE, F. N.
ROCHA, M. de M.
GOMES, R. L. F.
FREIRE FILHO, F. R.
SILVA, K. J. D. e
RODRIGUES, E. V.
SILVA, L. R. A. da
Additional Information: FABRÍCIO NAPOLEÃO ANDRADE, UFPI; MAURISRAEL DE MOURA ROCHA, CPAMN; REGINA LUCIA FERREIRA GOMES, UFPI; FRANCISCO RODRIGUES FREIRE FILHO, CPAMN; KAESEL JACKSON DAMASCENO E SILVA, CPAMN; ERINA VITÓRIO RODRIGUES, UFPI; LÍGIA RENATA ALMEIDA DA SILVA, UFPI.
Title: Potencial nutricional e culinário de linhagens de tegumento e cotilédone verdes para o mercado de feijão-caupi verde.
Publisher: In: REUNIÃO DE BIOFORTIFICAÇÃO NO BRASIL, 4., 2011. Teresina. Palestras e resumos...Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos; Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2011.
Pages: 5 p.
Language: pt_BR
Keywords: Qualidade nutricional
Qualidade culinária
Grão verde.
Description: O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial nutricional e culinário de vinte linhagens de feijão-caupi de tegumento e cotilédones verdes e quatro genótipos testemunhas para o mercado de feijão-verde. O experimento foi conduzido no campo experimental da Embrapa Meio-Norte em Teresina, PI, no ano 2009, sob condições irrigadas. Utilizou-se o delineamento de blocos casualizados com quatro repetições. Foram avaliados os seguintes caracteres: teor de proteína bruta (TP), teor de ferro (TFe), teor de zinco (TZn) e tempo de cocção (TC) em grãos verdes (50 a 55% de umidade). Foram realizadas análises de variância e as médias agrupadas pelo teste de Scott-Knot (P<0,05). Foram observadas diferenças entre genótipos para todos os caracteres, indicando a possibilidade de seleção para os caracteres nutricionais e culinários avaliados. O caráter TP variou de 14,77% a 18,97%, o TFe de 36,44 mg kg-1 a 53,22 mg kg-1 e o TZn de 20,91 mg kg-1 a 31,77 mg kg-1 e o TC de 2,43 minutos a 6,18 minutos. A existência de várias linhagens de tegumento e cotilédones verdes superiores para os teores de proteína e zinco e para menor tempo de cozimento, e de dois genótipos ricos em ferro (MNC05-841B-49 e BRS Guariba) indica a possibilidade de desenvolvimento de cultivares de alta qualidade nutritiva e culinária para o mercado de feijão-caupi verde.
Thesagro: Vigna Unguiculata.
Data Created: 2011-08-08
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Potencial.pdf174,68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace