Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/897872
Título: Acúmulo de macronutrientes em plantas de pinhão num Planossolo de Seropédica-RJ.
Autor: PRATES, F. B. de S.
FERRARI, A. C.
GENÚNCIO, C. da C.
ZONTA, E.
LIMA, E.
DONAGEMMA, G. K.
Afiliación: FABIANO BARBOSA DE SOUZA PRATES, UFRRJ
ANDERSON CLAITON FERRARI, UFRRJ
CLÁUDIO DA CRUZ GENÚNCIO, UFRRJ
EVERALDO ZONTA, UFRRJ
UFRRJ
GUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPS.
Año: 2011
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. [Uberlândia]: SBCS: UFU, ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.
Descripción: O pinhão manso é considerado como uma oleaginosa com grande potencial para a produção de biodiesel. A resposta da cultura em relação à fertilidade do solo ainda é escassa. O objetivo deste trabalho foi avaliar o teor e o acúmulo de macronutrientes nas raízes, cepas, caules, folhas e frutos da planta de pinhão manso, visando subsidiar a recomendação de adubação para essa cultura no Estado do Rio de Janeiro. O experimento foi conduzido em um Planossolo, no Campo Experimental do Instituto de Agronomia da UFRRJ. As coletas foram realizadas apartir do quarto mês de plantio e posteriormente com intervalos de 2 meses cada, em cada coleta 4 plantas foram cuidadosamente arrancadas e levadas para o laboratório e segmentadas em raiz, cepa, caule, folhas com pecíolo e frutos. O material foi submetido à secagem para obtenção da massa seca para obtenção dos teores de macronutrientes. Para a região onde o experimento foi implantado, baixa altitude e em Planossolo, o pinhão manso acumula na parte aérea nutrientes na seguinte ordem: Ca > K > Mg ? N > P.
Thesagro: Fertilidade do Solo
NAL Thesaurus: biodiesel
Palabras clave: Oloeaginosas
Pinhão manso
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
230712.pdf336,94 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace