Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/899353
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Arroz e Feijão - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FELISBERTO, G.
BOREL, J. C.
RAMALHO, M. A. P.
ABREU, A. de F. B.
Additional Information: GUILHERME FELISBERTO, graduando UFLA; JERÔNIMO CONSTANTINO BOREL, doutorando UFLA; MAGNO ANTONIO PATTO RAMALHO, UFLA; ANGELA DE FATIMA BARBOSA ABREU, CNPAF.
Title: Reação de linhagens de feijoeiro ao oídio.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 6., 2011, Búzios. Panorama atual e perspectivas do melhoramento de plantas no Brasil. [Búzios]: SBMP, 2011.
Language: pt_BR
Description: O objetivo do trabalho foi avaliar 55 linhagens de feijoeiro do banco de germoplasma da Universidade Federal de Lavras quanto à reação ao Oídio em casa de vegetação. Foram utilizadas duas testemunhas com reação conhecida, a linhagem ESAL 686 (resistente) e a cultivar Eriparsa (suscetível). A inoculação do patógeno foi feita com a disposição de vasos contendo plantas severamente infectadas alternadamente entre as parcelas. As notas foram atribuídas por três avaliadores que utilizaram um escala de notas de nove graus proposta por Rezende et al. (1999). A ocorrência da doença foi intensa e permitiu discriminar as linhagens. Verificou-se grande variabilidade para reação ao oídio. Não houve relação entre tipo de grão e reação à doença. Os resultados indicam que é possível selecionar linhagens com bom nível de resistência e diferentes tipos de grãos.
Thesagro: Feijão
Phaseolus vulgaris
Doença de planta
Oídio
Data Created: 2011-08-31
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPAF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
3872.pdf21,82 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace