Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/899353
Título: Reação de linhagens de feijoeiro ao oídio.
Autor: FELISBERTO, G.
BOREL, J. C.
RAMALHO, M. A. P.
ABREU, A. de F. B.
Afiliación: GUILHERME FELISBERTO, graduando UFLA; JERÔNIMO CONSTANTINO BOREL, doutorando UFLA; MAGNO ANTONIO PATTO RAMALHO, UFLA; ANGELA DE FATIMA BARBOSA ABREU, CNPAF.
Año: 2011
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 6., 2011, Búzios. Panorama atual e perspectivas do melhoramento de plantas no Brasil. [Búzios]: SBMP, 2011.
Descripción: O objetivo do trabalho foi avaliar 55 linhagens de feijoeiro do banco de germoplasma da Universidade Federal de Lavras quanto à reação ao Oídio em casa de vegetação. Foram utilizadas duas testemunhas com reação conhecida, a linhagem ESAL 686 (resistente) e a cultivar Eriparsa (suscetível). A inoculação do patógeno foi feita com a disposição de vasos contendo plantas severamente infectadas alternadamente entre as parcelas. As notas foram atribuídas por três avaliadores que utilizaram um escala de notas de nove graus proposta por Rezende et al. (1999). A ocorrência da doença foi intensa e permitiu discriminar as linhagens. Verificou-se grande variabilidade para reação ao oídio. Não houve relação entre tipo de grão e reação à doença. Os resultados indicam que é possível selecionar linhagens com bom nível de resistência e diferentes tipos de grãos.
Thesagro: Feijão
Phaseolus vulgaris
Doença de planta
Oídio
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPAF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
3872.pdf21,82 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace