Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/899690
Título: Comparação de métodos de cálculo do teor de lipídeos em frutos de tucumã (Astrocaryum vulgare).
Autoria: RIBEIRO, C. C. D.
REGO, A. S.
GOMES, I. A. S.
OLIVEIRA, M. E. C.
Afiliação: CAMILA CAROLINA DIAS RIBEIRO, EEET Juscelino Kubitschek; ADRINI SANTOS REGO, UFPA; IGOR ALBERTO SILVA GOMES, CPATU; MARCOS ENE CHAVES OLIVEIRA, CPATU.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 15., 2011, Belém, PA. A ciência de fazer ciência: anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2011.
Conteúdo: Neste momento a agricultura brasileira vê-se frente à necessidade de ampliar e diversificar a produção de óleos vegetais devido a fortes demandas dos mercados de alimentos e biocombustíveis. Em função disto, foi lançado em 2010 o programa PALMA DE ÓLEO com incentivos para a produção de óleo de palma (dendê) na Amazônia e Costa do Dendê na Bahia. Além disso, em função de demandas do governo federal, a Embrapa executa o projeto PROPALMA que tem como objetivos gerar tecnologias para a produção de óleos a partir de palmeiras tais como inajá, babaçu, macaúba e tucumã. Este trabalho teve como objetivo comparar duas formas de determinação do teor de lipídeos em amostra de tucumã visando desenvolver uma metodologia mais rápida para tal determinação. A extração de lipídeos foi efetuada pelo método soxleth e os teores de lipídeos foram determinados a partir da pesagem do óleo extraído nos balões e da pesagem dos cartuchos de amostras após a extração. Os resultados entre estes dois métodos foram comparados e não mostraram diferenças significativas para teores de óleo na faixa de 20% a 50%.
Palavras-chave: Palmeiras
Tucumã
Teor de lipídeos
Notas: PIBIC-2011.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CamilaRibeiropibic1.pdf230,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace