Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/900375
Título: Produtividade e eficiência de uso de nutrientes por cultivares de cafeeiro.
Autor: AMARAL, J. F. T. do
MARTINEZ, H. E. P.
LAVIOLA, B. G.
TOMAZ, M. A.
FERNANDES FILHO, E. I.
CRUZ, C. D.
Afiliación: JOSÉ FRANCISCO TEIXEIRA DO AMARAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; HERMINIA EMILIA PIETRO MARTINEZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; BRUNO GALVEAS LAVIOLA, CNPAE; MARCELO ANTÔNIO TOMAZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; ELPIDIO INÁCIO FERNANDES FILHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; COSME DAMIÂO CRUZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA.
Año: 2011
Referencia: Coffee Science, Lavras, v. 6, n. 1, p. 65-74, jan./abr. 2011.
Descripción: A otimização da eficiência nutricional é de grande importância para ampliar a produtividade, reduzir o custo de produção e aumentar a renda do produtor. Foram avaliadas quatro cultivares de café arábica (Coffea arabica L.) (Acaiá IAC 474-19, Icatu Precoce IAC 3282, Rubi MG 1192 e Catuaí Vermelho IAC 99) quanto à produtividade, à eficiência agronômica e à eficiência de absorção de nutrientes. Foi conduzido um experimento em condições de campo, cujos tratamentos foram distribuídos em arranjo fatorial (4 x 3) x 4, constituído de quatro cultivares, três níveis de adubação (baixo, normal e alto) e quatro repetições, em delineamento experimental em blocos casualizados. As plantas que constituíram o nível normal receberam adubação baseada na marcha de acúmulo de nutrientes em café arábica. No período estudado (primeira colheita), a variedade Icatu Precoce IAC 3282 foi a mais produtiva no ambiente com restrição de nutrientes, enquanto as variedades Rubi MG 1192 e Catuaí Vermelho IAC 99 mostraram-se mais produtivas em ambientes com alto suprimento de nutrientes. Observou-se que a eficiência agronômica acompanhou a produtividade, ou seja, as cultivares mais produtivas, foram também as que produziram mais frutos por unidade de nutriente na biomassa. Com baixas doses de fertilizantes e corretivos (nível baixo), a cultivar Icatu Precoce IAC 3282 inclinou-se a apresentar a melhor eficiência agronômica quanto a todos os nutrientes estudados, e a Acaiá IAC 474-19 inclinou-se a apresentar as piores.
Thesagro: Eficiência Nutricional
Coffea Arábica
Nutrição Vegetal
Palabras clave: Nutrição mineral
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPAE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Produtividade-e-eficiencia.pdf92,1 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace