Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/903598
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Café - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: VILELLA, O. T.
LANNES, S. D.
POT, D.
FERREIRA, L. P.
PRIOLLI, R. H. G.
RAMOS, L. C. S.
COLOMBO, C. A.
VIEIRA, L. G. E.
Additional Information: OTÁVIA T. VILELLA, Bolsista IAPAR; SERGIO D. LANNES, Bolsista CBP&D/Café; DAVID POT, CIRAD, UMR DAP; LUCIA P. FERREIRA, Bolsista CBP&D/Café; REGINA HELENA G. PRIOLLI, ESALQ/USP; LUIS CARLOS S. RAMOS, IAC; CARLOS AUGUSTO COLOMBO, IAC; LUIZ GONZAGA E. VIEIRA, Bolsista IAPAR.
Title: Obtenção de marcadores moleculares por meio de PCR-RFLP de genes relacionados com qualidade em café.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 6., 2009, Vitória. Resumos expandidos. Brasília, DF: Embrapa Café.
Language: pt_BR
Keywords: Coffea spp
Enzima de restrição
ESTs
Gene candidato
Qualidade de bebida.
Description: A qualidade de bebida do café é fator fundamental para sua comercialização, pois agrega valor ao produto, garantindo maior competitividade e melhores preços no mercado. A composição química do café é um dos fatores que determinam a qualidade da bebida. Seu sabor e seu aroma são resultantes da presença combinada de vários constituintes, dentre os quais os ácidos clorogênicos, os diterpenos e os açúcares. O objetivo deste trabalho foi buscar polimorfismos a partir de PCR-RFLP utilizando primers baseados em sequências ESTs de genes relacionados com a qualidade de bebida. Para isso foi utilizado o DNA de uma população F2 formada a partir da autofecundação de um híbrido interespecífico de Coffea arabica e C. canephora. Os resultados revelaram um total de doze marcas polimórficas na população. Dentre essas marcas, quatro foram obtidas através da presença e da ausência da amplificação dos genes. Oito combinações polimórficas foram obtidas através da clivagem do produto de PCR por quatro enzimas de restrição (TaqI, BsuRI, RsaI e HhaI). Com a validação dos polimorfismos encontrados nos amplicons, essas marcas estão sendo utilizadas para trabalhos de mapeamento na população de arabustas com objetivo de identificar QTLs relacionados à concentração de compostos como cafeína, ácidos clorogênicos, diterpenos, açúcares, bem como de proteases.
Thesagro: Composto Químico.
Data Created: 2011-10-20
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
obtencaodemarcadoresmoleculares.pdf305,49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace