Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/904998
Title: Área foliar de genótipos de pinhão manso influenciados por níveis de fósforo disponível no solo.
Authors: CHRISTO, L. F.
LAVIOLA, B. G.
MARTINS, L. D.
BRINATE, S. V. B.
AMARAL, C. F.
AMARAL, J. F. T. do
Affiliation: LEONARDO FARDIM CHRISTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; BRUNO GALVEAS LAVIOLA, CNPAE; LIMA DELEON MARTINS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; SEBASTIÃO VINÍCIOS BATISTA BRINATE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; CARLOS FONSECA AMARAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; JOSE FRANCISCO TEIXEIRA DO AMARAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO.
Date Issued: 2011
Citation: In: ENCONTRO LATINO AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 16.; ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS GRADUAÇÃO, 11., 2011, São José dos Campos, SP. As contribuições da ciência para a sustentabilidade do planeta. São José dos Campos: UNIVAP, 2011.
Pages: 4 p.
Description: Procurou-se, com este trabalho, avaliar á área foliar de genótipos de pinhão manso submetidos a dois níveis de fósforo disponível no solo. Para isso, utilizou-se um delineamento experimental em blocos ao acaso, em esquema fatorial 10x2, sendo dez genótipos de pinhão manso (Paraíso, Jales, CNPA – C2, G2, 167, 200, 210, 315, 316, 1501 e 8001) e dois níveis de fósforo disponível no solo (10 e 60 mg dm-3) em quatro repetições. Foram semeadas quatro sementes por vaso, com desbaste posterior para uma planta por vaso. Aos 100 dias de cultivo, em cada unidade experimental, foi determinada a área foliar (AF), utilizando um integrador de área foliar modelo LI 3100 da LI-COR. Houve maior produção de área foliar dos 15 genótipos em resposta ao maior nível de P no solo(60 mg dm-3), sendo que o maior destaque na produção de área foliar dentro dos níveis foi o genótipo 315 no menor nível de P e o Paraíso no maior nível.
Thesagro: Adubação
Jatropha Curcas
Nutrição Vegetal
Fósforo
Keywords: Nutrição fosfatada
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPAE)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Area-foliar.pdf225,25 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace