Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/912153
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ARAUJO, H. J. B. de
CORREIA, M. F.
CARDOSO, G. A.
FONSECA, F. L. da
Additional Information: HENRIQUE JOSE BORGES DE ARAUJO, CPAF-AC; MANOEL FREIRE CORREIA, CPAF-AC; GLEYCIANE ARAUJO CARDOSO, UFAC; FERNANDA LOPES DA FONSECA, CPAF-AC.
Title: Uso de micro-trator em substituicao a animais no sistema de manejo florestal comunitário do PC Peixoto, Acre.
Publisher: In: SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO SOBRE MANEJO FLORESTAL, 5., 2011, Santa Maria. Sustentabilidade florestal: [Anais]. Santa Maria: UFSM, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, 2011.
Language: pt_BR
Keywords: Manejo florestal
Microtrator
Acre - Brasil
Description: Nas ultimas duas décadas o manejo florestal em pequena escala ou comunitário tem apresentado forte expansão na Amazônia. Em 1995, aEmbrapa Acre deu início ao projeto de manejo florestal comunitário do Projeto de Colonização Pedro Peixoto, no estado do Acre. O sistema de manejo comunitário do PC Peixoto propõe métodos acessíveis para produtores rurais de baixa renda e que consideram suas relações com a floresta, os meios que dispõem e suas tradições como agricultores familiares. Originalmente, no sistema de manejo do PC Peixoto o transporte primário da madeira serrada da floresta até as vias de escoamento é praticado com animais (bois de carga), no entanto, é verificado que a eficiência desse método é baixa e exige demasiado esforço dos animais. Diante dessa limitação, foi proposto substituir os animais por micro-tratores, acoplados a carretas basculantes. Este trabalho tem por objetivo apresentar os índices técnicos e econômicos da colheita de madeira do PC Peixoto com a inserção de um micro-trator em substituição aos animais. O equipamento foi o micro-trator Yanmar Agritech TC-14, 14 cv. Em comparação aos animais, o micro-trator mostrou-se vantajoso em muitos aspectos, tanto na melhoria do desempenho e produtividade, que praticamente dobrou como também em relação aos índices econômicos, apontando para a viabilidade da sua utilização, alem de acessível aos produtores de baixa renda.
Data Created: 2012-01-10
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
24064.pdf3,87 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace