Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/913649
Título: Valor nutritivo de genótipos de capim-elefante no Acre.
Autor: NASCIMENTO, H. L. B. do
ANDRADE, C. M. S. de
LEDO, F. J. da S.
Afiliación: HEMYTHON LUIS BANDEIRA DO NASCIMENTO, UFAC; CARLOS MAURICIO SOARES DE ANDRADE, CPAF-AC; FRANCISCO JOSE DA SILVA LEDO, CNPGL.
Año: 2011
Referencia: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 48., 2011, Belém. O desenvolvimento da produção animal e a responsabilidade frente a novos desafios: anais. Belém: SBZ, 2011.
Páginas: 3 p.
Descripción: Este estudo foi realizado com o objetivo de comparar o valor nutritivo de genótipos de capimelefante (Pennisetum purpureum), visando ao desenvolvimento de novas cultivares para o Estado do Acre. Foram estudados cinco clones tetraplóides (CNPGL 91-25-1, CNPGL 92-41-1, CNPGL 92-38-2, CNPGL 92-66-3 e CNPGL 92-198-7), dois híbridos hexaplóides (Santa Mônica e Coronel Pacheco), além das cultivares Cameroon (tetraplóide) e Paraíso (hexaplóide), utilizadas como testemunha. Amostras da planta inteira de dois cortes representativos de cada época (chuva e seca) foram analisadas quanto aos teores de proteína bruta, fibra em detergente neutro, fibra em detergente ácido e digestibilidade in vitro da matéria seca. Durante o período chuvoso, diferenças (P<0,05) entre os genótipos foram observadas somente para os teores de proteína bruta. Já no período seco, foram observadas diferenças (P<0,05) entre os genótipos com relação a todas as variáveis. Os clones CNPGL 92-198-7 e CNPGL 91-25-1 apresentaram valor nutritivo superior à cultivar Cameroon, sendo considerados genótipos promissores para a utilização na forma de capineira no Acre.
Thesagro: Pennisetum Purpureum
Nutrição Animal
Palabras clave: Capim-elefante
Genótipos
Acre
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
24112.pdf78.65 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace