Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/916518
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTOSTO, S. G.
dc.contributor.authorPEREIRA, L. C.
dc.contributor.authorROMEIRO, A. R.
dc.contributor.authorMANGABEIRA, J. A. de C.
dc.date.accessioned2021-06-30T12:16:23Z-
dc.date.available2021-06-30T12:16:23Z-
dc.date.created2012-02-24
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA ECOLÓGICA, 9., 2011, Brasília, DF. Políticas públicas e a perspectiva da economia ecológica: anais. Brasília, DF: ECOECO, 2011.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/916518-
dc.descriptionA Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, ocorrida em 1992 (Rio-92), ratificou a necessidade de se integrar meio ambiente e desenvolvimento para a formulação de políticas públicas. Indicadores ambientais representam ferramentas para a comunicação de informações sintéticas sobre o estado do meio ambiente, tanto aos formuladores de política quanto ao público em geral (GUTIÉRREZ-ESPELETA, 1998). A cultura da cana-de-açúcar encontra-se em expansão no Estado de São Paulo. Este fato decorre principalmente de perspectivas favoráveis da demanda por álcool combustível, no mercado interno e externo, e pelos preços competitivos do açúcar brasileiro no mercado internacional. O rápido desenvolvimento do setor sucroalcooleiro pode acarretar impactos ambientais negativos e externalidades, entre elas: o uso, ocupação e degradação de ecossistemas florestais, principalmente das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e de Reserva Legal (RL); emissões de gases de efeito estufa decorrentes das queimadas; assoreamento dos corpos d?água; contaminação de cursos d?água e lençol freático. Este trabalho foi desenvolvido no município de Araras, que possui cerca de 53% de suas terras ocupadas com a atividade de cana-de-açúcar, seguida de citricultura com 19% e mata ciliar com 12%, além de culturas anuais e pastagem que totalizam cerca de 5% (TÔSTO, 2010). O principal objetivo foi elaborar índices de sustentabilidade ambiental para a cultura da cana-de-açúcar, em dois sistemas de manejo: colheita mecanizada e colheita com auxílio da queimada. Para a elaboração do trabalho utilizou-se como fundamento básico a análise multicritério de apoio à decisão, que se baseia em um paradigma construtivista para definir os indicadores de sustentabilidade e os resultados mostraram que o índice de sustentabilidade ambiental da cana-de-açúcar mecanizada foi aproximadamente 50% superior ao encontrado para a cana-de-açúcar queimada. A partir de uma análise comparativa dos índices de sustentabilidade, verificou-se que apesar da cana-de-açúcar mecanizada ser superior, isto não reflete suas condições ótimas de exploração, necessitando portanto de melhoria de manejo, nos critérios avaliados.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPesquisa operacional
dc.subjectPlanejamento e gestão ambiental
dc.subjectQualidade ambiental
dc.titleÍndice de sustentabilidade ambiental com base em análise multicritério de apoio à decisão.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.format.extent216 p.
riaa.ainfo.id916518
riaa.ainfo.lastupdate2021-06-29
dc.contributor.institutionSERGIO GOMES TOSTO, CNPM; LAURO CHARLET PEREIRA, CNPMA; ADEMAR RIBEIRO ROMEIRO, UNICAMP; JOAO ALFREDO DE CARVALHO MANGABEIRA, CNPM.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EcoEco1.pdf21,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
TostoECOECO1.pdf212,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace