Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/917528
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Uva e Vinho - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: OLIVEIRA, E. A. de
ARAÚJO, A. J. de B.
OLIVEIRA, V. de S.
OLIVEIRA, J. de S.
NASCIMENTO, R. L.
SILVA, G. G.
PEREIRA, C. A.
TARGINO, H. M. de L.
CONCEIÇÃO, G. C. da
GAVA, C. A. T.
PEREIRA, G. E.
Additional Information: EUDBERG ALVES DE OLIVEIRA; ANA JULIA DE BRITO ARAÚJO; VANESSA DE SOUZA OLIVEIRA; JULIANE DE SOUZA OLIVEIRA; RUSSAIKA LIRIO NASCIMENTO; GILDEILZA GOMES SILVA; CARLIANA ARAÚJO PEREIRA; HERBERT M. DE L. TARGINO; GLAUCIANNE CAVALCANTE DA CONCEIÇÃO; CARLOS ALBERTO TUAO GAVA, CPATSA; GIULIANO ELIAS PEREIRA, CNPUV.
Title: Avaliação da presença de leveduras contaminantes em vinhos Syrah do Nordeste do Brasil.
Publisher: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 6., 2011, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2011.
Pages: p. 361-367.
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Documentos, 238).
Language: pt_BR
Keywords: Vinho tropical
Região Nordeste
Brasil
Levedura
Iniciação cientifica
Anais
CNPUV.
IC
Description: Este trabalho objetivou verificar a presença de leveduras contaminantes em vinhos elaborados a partir de uvas da variedade Syrah, provenientes de videiras do Campo Experimental de Bebedouro, da Embrapa Semiárido, com suspeita de contaminação. As uvas Syrah foram colhidas em março de 2011 e apresentavam injúrias por causa do ataque de pássaros e insetos, bem como apresentavam problemas de sanidade, decorrentes da pluviosidade no período de maturação. Os vinhos foram elaborados no Laboratório de Enologia pelo método tradicional e, ao final das fermentações alcoólica e malolática, foram estabilizados e engarrafados. A metodologia utilizada para a caracterização dos micro-organismos utilizou um meio seletivo para leveduras resistentes a conservantes. A análise revelou a presença de leveduras resistentes ao antioxidante utilizado nos vinhos, mostrando, dessa forma, que de acordo com o estado da matéria-prima, são necessárias medidas de prevenção e controle desde o campo, como a seleção das bagas no campo e na adega, eliminando-se as podres, bem como a adição de quantidades mais elevadas de conservantes e uso de técnicas para eliminar e evitar a proliferação desses micro-organismos durante a estabilização do vinho em garrafas.
Thesagro: Uva
Viticultura
Vinho
Análise Microbiológica
Contaminação
Vitis Vinifera.
Data Created: 2012-03-05
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPUV)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
159Eudberg.pdf132,23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace