Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/918622
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA NETO, M. B. de
dc.contributor.authorCUNHA, T. J. F.
dc.contributor.authorSILVA, M. S. L. da
dc.contributor.authorMARQUES, F. A.
dc.contributor.authorAMARAL, A. J. do
dc.date.accessioned2022-05-17T19:15:24Z-
dc.date.available2022-05-17T19:15:24Z-
dc.date.created2012-03-13
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. [Uberlândia]: SBCS: UFU, ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/918622-
dc.descriptionDurante o mapeamento de solos do estado de Alagoas foram identificados alguns solos com características físicas pouco comuns para a região com clima tropical úmido. A região estudada apresenta uma variabilidade ambiental bastante significativa, por abranger extratos geológicos e relevos diversificados. Com base nas observações de campo, verificamos que a diferenciação dos solos na paisagem poderia estar diretamente relacionada com a variabilidade geoambiental da região. A caracterização dos solos, a sua disposição na paisagem e a relação com a geologia são de fundamental importância para o desenvolvimento da agropecuária com responsabilidade ambiental. Com base neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo principal a caracterização de três perfis de solos numa topossequência e a sua possível relação com a geologia local. Os solos foram georreferenciados, descritos e coletados para serem procedidas às análises físicas e químicas de caracterização, conforme metodologias recomendadas pela Embrapa. Foram identificados e caracterizados os seguintes solos: Argissolo Vermelho-Amarelo alítico plíntico; Latossolo Vermelho-Amarelo eutrófico típico e o Latossolo Amarelo distrocoeso típico; localizados respectivamente, no terço inferior de encosta, em superfície de nível intermediário e em topo de pequeno tabuleiro. Os solos apresentaram forte correlação com os geoambientes da região, sendo a geologia e o relevo os principais fatores de diferenciação dos mesmos na paisagem.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAlítico
dc.subjectDegradação
dc.subjectDissecamento
dc.subjectGeoambientes
dc.subjectTopossequência
dc.titleRelação solo, geologia, paisagem em ambientes da Zona da Mata Norte do estado de Alagoas.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
riaa.ainfo.id918622
riaa.ainfo.lastupdate2022-05-17
dc.contributor.institutionMANOEL BATISTA DE OLIVEIRA NETO, CNPS; TONY JARBAS FERREIRA CUNHA, CPATSA; MARIA SONIA LOPES DA SILVA, CNPS; FLAVIO ADRIANO MARQUES, CNPS; ANDRE JULIO DO AMARAL, CNPS.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
1584-1.pdf2.82 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace