Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/920421
Título: Estimativas de parâmetros genéticos de linhagens de feijão-caupi da subclasse comercial fradinho.
Autor: SILVA, J. D. L. da
SILVA, B. B. da
SOUSA, C. M. B. de
PIRES, C. de J.
SOUSA, M. B. e
SILVA, K. J. D. e
ROCHA, M. de M.
Afiliación: JÉSSICA DANIELE LUSTOSA DA SILVA, UFPI; BRUNO BRITO DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; CARLOS MISAEL BEZERRA DE SOUSA, UFPI; CAROLLINE DE JESÚS PIRES, UFPI; MASSAINE BANDEIRA E SOUSA, UFPI; KAESEL JACKSON DAMASCENO E SILVA, CPAMN; MAURISRAEL DE MOURA ROCHA, CPAMN.
Año: 2011
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 6., 2011, Búzios. Panorama atual e perspectivas do melhoramento de plantas no Brasil: [anais]. Búzios: SBMP, 2011.
Páginas: 3 p.
Descripción: O feijão-caupi, feijão-de-corda ou feijão macassar (Vigna unguiculata (L.) Walp.) tem grande importância econômica e social para a região Nordeste do Brasil, uma vez que é um dos alimentos básicos das populações de baixa renda dessa região (Lima 2011). Assim, objetivou-se objetivo estimar os parâmetros genéticos de linhagens de feijão-caupi tipo fradinho de acordo com os caracteres agronômicos e inferir sobre a possibilidade de ganhos com a seleção. O ensaio foi conduzido na Embrapa Meio-Norte, Teresina, Piauí. O delineamento experimental adotado foi o do Blocos Aumentados de Federer, com cindo blocos. Foram avaliados os seguintes caracteres quantitativos: peso de vagem (PV), número de grãos por vagem (NGV), peso de grãos por vagem (PGV), peso de cem grãos (P100G), produção (PROD), comprimento de vagem (CV), comprimento do folíolo terminal (CFT), largura do folíolo terminal (LFT). As estimativas da herdabilidade foram maiores para PV e P100G, 97,17% e 82,56%, respectivamente. A estimativa do coeficiente de variância genética se mostrou superior para a característica PV (85%), indicando eficiência na seleção em relação a esse caráter. Enfim, a existência de variabilidade genética entre linhagens referente aos caracteres PV e P100G, detectada por meio de parâmetros genéticos, enfatiza a possibilidade de ganhos genéticos substanciais para esses caracteres.
Thesagro: Vigna Unguiculata
Palabras clave: Feijão-de-corda
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
3882.pdf24.96 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace