Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/920976
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: DEGRANDI, T. M.
REIMCHE, R. B.
GUNSKI, R. J.
COSTA, M. R. T. da R.
MARQUES, J. R. F.
MARCONDES, C. R.
GARNERO, A. V.
Additional Information: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, UNIPAMPA/ SÃO GABRIEL, RS; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, UNIPAMPA/SÃO GABRIEL, RS; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, UNIPAMPA/SÃO GABRIEL, RS; MARIA ROSA TRAVASSOS DA ROSA COSTA, CPATU; JOSE RIBAMAR FELIPE MARQUES, CPATU; CINTIA RIGHETTI MARCONDES, CPPSE; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, UNIPAMPA/SÃO GABRIEL, RS.
Title: Citogenética aplicada a conservação de bubalinos na região Amazonica, Brasil.
Publisher: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE CITOGENÉTICA, 2., 2011, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: Sociedade Brasileira de Genética, 2011. CAO28
Language: pt_BR
Keywords: Carabão
Alterações cromossômicas
Búfalos híbridos
Baio
Cromossomos.
Bubalino.
Description: Os búfalos domésticos podem ser divididos em dois grupos cariotípicos com diferentes características: ?búfalos de rio? 2n=50 cromossomos, ?búfalos de pântano? 2n=48. Ainda é conhecido a existência de um grupo de búfalos híbridos (rio x pântano) com 2n=49 cromossomos. Com isso, o objetivo deste trabalho foi aplicar a análise citogenética para identi car a presença de alterações cromossômicas em bubalinos da raça Carabao e tipo Baio do programa brasileiro de conservação dos recursos genéticos mantidos pela EMBRAPA. Para isso, foram amostrados 55 búfalos candidatos ao programa (30 eram da raça Carabao e 25 do tipo Baio). A obtenção de metáfases deu-se a partir do cultivo de linfócitos de sangue periférico e o número e morfologia foram avaliados a partir de 40 metáfases por exemplar. Para os 25 animais do Tipo Baio o número cromossômico observado foi 2n=50, já para os 27 da raça Carabao foi 2n=48, estes resultados estão de acordo com os descrito para os búfalos de rio e de pântano respectivamente. Ainda, foram identi cados três indivíduos com alterações numéricas correspondendo a búfalos híbridos 2n=49 cromossomos caracterizados por apresentar: heteromor smo cromossômico do par um e ausência do homólogo no par 24. Além disso, foram encontrados heteromor smos para os pares autossômicos, um e quatro e para o parsexual X. A partir destes resultados foram analisados os dados de genealogia para mapeamento das alterações cromossômicas, com isso foi possível concluir que estas tiveram origem de cruzamentos de híbridos F1, F2 e F3 com animais da raça Carabao.
Data Created: 2012-03-30
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCI2011.00121.pdf592,97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace